Gonzaga Patriota homenageia aniversário da Grande Loja Maçônica de Pernambuco em discurso na Câmara
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Integrante da Grande Loja Maçônica de Pernambuco há 50 anos, Gonzaga Patriota (PSB-PE) registrou discurso em homenagem à Instituição nos anais da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (17).
Veja:
Leia:
Mensagem de 85 anos de fundação da Grande Loja Maçônica de Pernambuco, pessoa jurídica de direito privado, constituída em federação por lojas simbólicas, fundada sob o nome de grande loja de maçons antigos aceitos e livres, a Grande Loja maçônica de Pernambuco, surgiu do movimento arquitetado pelo irmão Zenóbio da Cunha Mello, venerável mestre da Loja Fraternidade Palmarense com adesão das Lojas Cavaleiros da Luz e Luzeiro da Verdade.
A homenageada, Grande Loja Maçônica de Pernambuco floresceu em decorrência do grande movimento da maçonaria brasileira no ano de 1927, quando várias lojas maçônicas, reunidas em grandes lojas, iniciaram grandes transformações de adequação ao novo momento maçônico brasileiro, em prática desde o império pelo grande oriente do Brasil. as grandes lojas adotaram o sistema confederativo, com a independência e a soberania de seus princípios, defendo os valores democráticos e a permanente luta contra o arbítrio e o despotismo de seus dirigentes.
A Grande Loja Maçônica de Pernambuco foi regularmente fundada em 06 de outubro de 1932, recebendo carta constitutiva da soberana Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.
Ao completar 85 anos de profícua existência, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco permanece altiva em defesa dos seus vetores essenciais, na prática da caridade, benevolência e educação, na livre investigação da verdade, com jurisdição em todo o estado de Pernambuco, incluído o território do arquipélago de Fernando de Noronha, por suas setenta lojas jurisdicionadas.
A Grande Loja Maçônica de Pernambuco tem deveres primordiais, dentre outros:
– elevar o nível moral e intelectual do homem, reconhecendo nestes atributos o mais dignificante bem que se pode produzir;
– enobrecer o homem, dando-lhe o direito de trabalho e vida digna;
– fomentar o ensino laico e liberal-democrático, propugnando pela erradicação do analfabetismo e da ignorância;
– pugnar para que as instituições do país se baseiem nos princípios da liberdade, igualdade e da fraternidade.
Sua primeira diretoria foi eleita por aclamação, que teve por grão mestre o irmão Eugenio de Mendonça Paes Barreto, tal a identidade de propósitos que unia os seus fundadores em torno das transformações decorrentes de 1927, liderado pelo grande maçom Mário Bering, que dava novos rumos a uma atualizada maçonaria brasileira, adequada aos regramentos universais do século XX.
O jornalista, político, historiador, cronista maçônico, Mário Carneiro do Rêgo Mello, grande entusiasta da causa maçônica, participou ativamente da fundação, considerado o seu grande artífice, sendo por mérito aclamado grão mestre de honra da grande loja, continuando sua saga de servir a Pernambuco tendo por bandeira a maçonaria.
Essa Grande Loja é membro da confederação da maçonaria simbólica do Brasil e da confederação maçônica interamericana, com sua regularidade reconhecida na Inglaterra, detém diversos tratados de mútuo reconhecimento com diversas potências maçônicas internacionais e nacionais.
Sua administração está sob o encargo do grão mestre Dr. Janduhy Fernandes Cassiano Diniz, sendo grão mestre adjunto o Bacharel João Anelo Muniz.
As realizações da grande loja ficarão registradas nos anais da maçonaria em Pernambuco:
– transformação de diversos templos maçônicos, reformando-os e acrescentando espaços para abrigar o constante crescimento de associados que procuram a grande loja para adquirir conhecimentos maçônicos na pratica de todos os ritos universais regulares.
– adquiriu o vetusto prédio da Rua da Aurora nº 277, Recife, para fazer reluzir o brilho do “palácio maçônico”, que já recebe as intervenções de restauro interno e externo, inclusive com novas instalações elétricas, de refrigeração, de fixação do gabinete do grão mestrado e de suas secretarias administrativas.
– adquiriu e reformou, com apoio de lojas associadas, outros templos em todo o estado.
– permanente apoio às lojas localizadas no interior do estado.
– modernizou toda a sua estrutura administrativa.
– agrega lojas maçônicas que procuram a grande loja para se incorporarem a esse esforço de crescimento da maçonaria pernambucana.
– participa e estimula ativamente dos grandes movimentos culturais e cívicos do governo do estado e de prefeituras (notadamente com a da cidade do Recife), com destaque neste ano para os eventos comemorativos do bicentenário da revolução republicana de Pernambuco de 1817 em parceria com o instituto arqueológico, histórico e geográfico pernambucano.
Ao celebrar os 85 anos de fundação, desejo homenagear os sereníssimos grãos mestres que dirigiram a Grande Loja Maçônicas de Pernambuco:
Eugenio de Mendonça Paes Barreto – 1932/37
Roberto Le Coq de Oliveira – 1946/1948
Ubirajara Moreira Sales – 1948/1949
Leonel Baptista de Carvalho – 1949/1950
Álvaro Simões Barbosa – 1950/1954
Luiz de Medeiros e Benevides – 1948/1950
Antônio Monteiro de Koraes – 1950/1954
Salvador Pereira D’Araujo Moscoso – 1954/1962
Manoel Pessoa Luna Filho – 1962/1965
João Moura Rocha – 1965/1967
Antônio Alexandrino Palmeira – 1967/1973
Mariano Cravo Teixeira – 1973/1979
Elias Jorge Hazin – 1979/1984
Manoel Alves da Rocha – 1984/1994
José Cavalcanti Melo – 1994/1999
Lisimaco Ribeiro Vila Nova – abril-agosto 2000
Francisco “Bonato” Pereira da Silva –setembro-outubro 2000
Dimas José de Carvalho – outubro 2000 a 2003
Milton Gouveia da Silva Filho – 2004/2009
Dimas Jose de Carvalho – 2010/2015
Jandhuy Fernandes Cassiano Diniz – desde 2016.
A Grande Loja Maçônica de Pernambuco é herdeira das tradições da Grande Loja Provincial de Pernambuco de 1806, mantem-se fiel ao longo desses 85 anos de existência, ao inalienável compromisso de fidelidade e amor à pátria, à família e à humanidade.
Parabéns à Grande Loja Maçônica de Pernambuco, honra e glória da maçonaria mundial.
Nenhum comentário