Preocupado com a atual situação do Rio São Francisco, cujo nível de água diminui a cada mês, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) ministrou palestras nessa sexta-feira (04) à CDL (leia mais aqui) e à loja Maçônica Harmonia e Fraternidade, em Petrolina. Na pauta: a revitalização do Velho Chico a partir da interligação com o Rio Tocantins.
Participaram da reunião cerca de 10 Lojas Maçônicas do Submédio São Francisco, incluindo membros do Sertão Central de Pernambuco e também da Paraíba e Piauí.
Gonzaga Patriota disse que o projeto vai melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e garantir a energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia. Na ocasião, foi definido que no dia 20 de agosto, Dia do Maçon, deve acontecer um ato às margens do Velho Chico em defesa do Projeto, pois segundo os maçons presentes é compromisso do grupo a responsabilidade social com o rio que alimenta e mata a sede de milhões de sertanejos.
O Deputado explicou que no dia 5 de junho, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia, nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, que é de sua autoria. “Este projeto estava há 20 anos na Câmara dos Deputados. Escrevi ainda nos anos 90 que o Rio São Francisco está morrendo e agora temos a oportunidade contribuir com sua vida. O Velho Chico não tem mais como esperar”, defendeu Patriota.
A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600m3/s e a do Rio São Francisco 2.846m3/s, esse, hoje, com menos de 600m3/s. “Portanto o projeto é possível e vamos unir todos os segmentos da sociedade em defesa da revitalização do Rio São Francisco e garantir sua sobrevivência”, finalizou Gonzaga Patriota.
“É importante dizer que esse trabalho nunca foi isolado, o trabalho tem 27 anos, é de 1990. Tivemos algumas paralisações, mas, ultimamente, em razão da necessidade, estamos recebendo apoios da bancada de Pernambuco, tratando desse assunto com o ministro da Integração Nacional. E vamos ter, possivelmente, no final do mês de agosto, uma reunião da bancada do Nordeste, pois esse projeto vai atender a todo o Nordeste. E essa bancada do nordeste viabilizar os recursos do orçamento de 2018”, informou o deputado.
Com fotos de Blog Alvinho Patriota e informações de Ney Vital.
Nenhum comentário