Gonzaga Patriota pede que Codevasf retire mandado de reintegração de posse no Projeto Pontal

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez um apelo nesta terça-feira (05), em discurso na Câmara, ao Ministério da Integração Nacional e à da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ele pediu que ambas suspendam os mandados de reintegração de posse de uma área de 1.500 hectares no Projeto Pontal, ocupada por trabalhadores rurais. Cerca de 900 famílias que residem no local têm até 12/09 para se retirarem pacificamente da área, caso contrário serão removidas pela Polícia Federal.

“A PF vai colocar esse povo na rua! Peço que não permitam tirar trabalhadores e trabalhadoras rurais e jogar fora a plantação, a macaxeira, o milho, o feijão. Temos 15 milhões de pessoas desempregadas no Brasil! Pelo menos que dê mais 6 meses a um ano para que possamos regularizar a situação dessas pessoas”, declarou o parlamentar.

Veja o vídeo:

Em protesto contra as medidas de reintegração de posse, cerca de 300 pessoas ocuparam a partir das 9h desta segunda-feira (4) a sede da 3ª Superintendência Regional da Codevasf – tentando estabelecer um diálogo. Segundo a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damascena, os acampados receberam outro mandado: para desfazerem aquela ocupação em até 24h.

“Ainda no início do ano, já nos reuníamos com várias autoridades, lutando pela regularização dos agricultores no Pontal. Problemas na busca por diálogo e negociação não foram”, complementou a líder sindical. E continua: “Temos cerca de 100 crianças estudando no Pontal, além das famílias que tiram de lá seus sustentos. Ao invés de sentar e negociar, eles pedem mandado de reintegração de posse. Não existe apenas este local para protestar. Se nos tirarem daqui, ocuparemos outro lugar, mas de um jeito ou de outro vamos chegar a uma solução”, adiantou Isália.

Há vários anos que o deputado federal Gonzaga Patriota acompanha a situação dos moradores do Pontal. Em 27 de agosto, o parlamentar participou, a convite do diretor-presidente da associação comunitária local, José Pedro Nunes, do encontro mensal dos descendentes de proprietários de terras adquiridas pela Codevasf para implantação do Projeto Pontal. O situação se arrasta há uma década, sem acordo entre as partes.

“Estas pessoas nunca receberam um centavo pelos seus terrenos e, por isso, sou totalmente contra as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Estamos lutando para que a Codevasf reconheça a posse das terras de cerca de 250 assentados, concedendo 2,5 hectares a cada um; bem como correndo atrás para que outros 700 trabalhadores possam ser assentados. Todos têm direitos, pois são descendentes das terras adquiridas pela Codevasf”, explicou Patriota.

O Projeto Pontal – localizado em Petrolina, Pernambuco –  envolve um perímetro de 33.526 hectares, dos quais 7.718 serão destinados à irrigação (3.588 etapa sul e 4.129 etapa norte), com captação de 7,8 m³/s de água no rio São Francisco e grande potencial para a fruticultura. O restante da área é destinado a atividades de sequeiro e reserva legal.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.