Governador destaca importância da economia criativa na inauguração do novo espaço do Porto Digital
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (13.02), da cerimônia de inauguração do novo espaço do Porto Digital, localizado na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. O sobrado, que foi restaurado com recursos do Governo de Pernambuco e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reunirá iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e fabricação digital do parque tecnológico, buscando estimular as conexões entre empreendimentos inovadores. Na ocasião, Paulo ressaltou a importância da parceria com o parque tecnológico no desenvolvimento do setor no Estado.
“A gente fica muito orgulhoso de participar de momentos como esse que representam bem o potencial da economia do conhecimento, da economia criativa que o nosso Estado tem desenvolvido. E isso também tem sido um diferencial importante para Pernambuco. Estamos cada vez mais mostrando ao Brasil a força do nosso trabalho na educação, assim como na área de ciência, tecnologia e inovação. E isso só é possível porque nós conseguimos trabalhar juntos com parceiros como o Porto Digital que acreditam no valor da educação como elo transformador dessa e das próximas gerações”, declarou o chefe do Executivo estadual.
Com aporte de R$ 1,1 milhão do Governo de Pernambuco e R$ 8,8 milhões do BNDES, o novo espaço do Porto Digital possui uma área de 1.500 metros quadrados (m²) e abriga um auditório com capacidade de até 100 pessoas, galeria de artes digitais com 90m², incubadora de startups com 85 pontos de coworking, design center com capacidade para 20 pessoas para atender até seis projetos simultâneos e uma sala de formação com capacidade para 20 pessoas. O L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, espaço do Porto Digital para fabricação digital, internet das coisas (IoT) e impressão 3D também está instalado no novo prédio, ocupando uma área ainda maior.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, revelou sua alegria em inaugurar mais um espaço do parque tecnológico e agradeceu as parcerias firmadas com as instituições públicas. “Vamos, a partir deste novo prédio, trabalhar a inovação e o empreendedorismo na criação de novos negócios, novas oportunidades. Quero agradecer a todos aqueles que acreditam e apostam seus sonhos e desejos futuros na esperança de que, empreendendo, nós vamos ajudar o Estado a crescer e se desenvolver cada vez mais”, registrou.
O restauro do sobrado foi dividido em duas etapas. Entre julho de 2014 e abril de 2015, primeira fase, foram restauradas as fachadas, esquadrias, gradis e cobertas. A segunda fase foi realizada entre outubro de 2015 e janeiro de 2017, compreendendo as construções internas, instalações hidráulicas, elétricas e de rede, equipamentos e mobiliário. Durante a obra, foram gerados mais de 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos.
Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o trabalho realizado em parceria com o Porto Digital tem oportunizado aos jovens pernambucanos superar dos desafios do século XXI. “É uma proposta que traz e antecipa os desafios do futuro, das novas habilidades que são exigidas, dos novos modelos de fazer negócio, nas oportunidades que surgem e que vão surgir ainda mais se a gente tiver esse tipo de complexo que congrega as pessoas, os valores e as ideias”, pontuou.
A chefe do departamento de economia da cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, defendeu o trabalho da instituição financeira no apoio ao desenvolvimento de novos elos estratégicos. “O BNDES entende a importância de iniciativas revolucionárias que trabalham com um planejamento estratégico a longo prazo, a partir de um modelo de gestão que permite um alcance das gerações futuras. Então, assim que nos foi apresentado esse projeto do Porto Ditigal, não tivemos dúvidas que seria um sucesso”, disse.
Participaram do evento ainda a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro; o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Romero Wanderley Guimarães; o cônsul-geral da Argentina, Jaime Besserman, além dos deputados Waldemar Borges (estadual), Betinho Gomes (federal), Luciana Santos (federal) e Daniel coelho (federal).
Nenhum comentário