Homem mantinha família em cárcere privado no Ceará

AlgemasUm homem de 44 anos foi preso na manhã desta sexta (25) no bairro de Aldeota, região nobre de Fortaleza, suspeito de manter a mulher e os seis filhos (sendo quatro mulheres) em cárcere privado. Com idades entre 4 e 19 anos, os irmãos não frequentavam escola, não iam a médicos, e o pai não permitia que recebessem visitas ou deixassem o local, segundo ao polícia.

Dois deles, os mais novos, sequer têm documentos, como a certidão de nascimento. A suspeita é que estivessem presos no local havia 19 anos, desde o nascimento da primogênita. Os menores foram levados para uma unidade de acolhimento, enquanto a mãe e a filha mais velha receberam atendimento e prestaram depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher.No apartamento não havia camas -todos dormiam em redes. Foi aberto um inquérito policial para averiguar se a mulher e os irmãos sofriam violência e se recebiam alimentação adequada.

O nome do homem, identificado apenas como um empresário, não foi divulgado. Segundo a Defensoria Pública do Ceará, ele aparentou ter problemas psiquiátricos. As crianças mais novas apresentaram problemas para falar.

“Pelos fatos apontados não há dúvidas quanto a incapacidade dos genitores de manterem os filhos sob sua guarda e responsabilidade”, disse Ana Cristina Barreto, da Defensoria Pública do Ceará, que entrou com ação de medida preventiva para acolhimento dos filhos menores de idade após uma denúncia anônima.

A denúncia foi feita por meio do Disque 100, que recebe chamadas para casos relacionados aos direitos humanos. Na sexta (18), membros do Conselho Tutelar estiveram na residência e constataram a suspeita de cárcere privado, o que fez a defensoria entrar com a ação.

Nesta sexta, a juíza da 3ª Vara da Infância e Juventude, Mabel Viana Maciel, deferiu o pedido, que foi executado pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente, acompanhada dos conselheiros tutelares e dos defensores públicos do Nadij (Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e da Juventude).

“Vamos tentar manter, dentro do possível, os irmãos na mesma unidade, de forma a assegurar a proteção integral de seus direitos”, disse Ana Barreto, da Defensoria Pública. Eles passarão por avaliações individuais, para análise de problemas que o cárcere possa ter causado.

Até a tarde desta sexta, ninguém tinha se apresentado como advogado de defesa do empresário. Após prestar depoimento à na delegacia, ele foi liberado pela polícia.
Não é a primeira vez este ano que o Ceará registra um caso de cárcere privado por anos. Em março, um homem foi preso suspeito de manter a irmã por 16 anos trancada em casa em Uruburetama (120 km de Fortaleza). Ela foi achada nua e sem conseguir falar.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.