Hospitais Universitários pernambucanos recebem plano para eficientização de gastos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vai atuar em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) para implantar o Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto) nas unidades de saúde ligadas à instituição. O trabalho será realizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), com a proposta de eficientizar os gastos e gerar ganhos qualitativos, melhorando os serviços prestados à população.
As diretrizes do plano foram apresentadas recentemente pelo Secretário-Executivo da SCGE, Caio Mulatinho, e equipe da Diretoria de Controle da Qualidade do Gasto (DCQG), ao Reitor da UPE, Pedro Falcão, gestores das unidades de saúde e equipe.
O plano trabalha com três temas: resíduos sólidos, lavanderia e alimentação hospitalar. A iniciativa consiste em estabelecer pontos de controle que auxiliam na manutenção das áreas indicadas, com o acompanhamento da despesa e orientação dos agentes públicos. O Qualigasto é desenvolvido e implantado pela SCGE e está alinhado com as ações de racionalização dos gastos do Governo do Estado.
“É imprescindível que qualquer gestor público, ante ao cenário restritivo que todos estão vivenciando, coloque na ordem do dia discussões sobre a melhoria da produtividade dos gastos públicos, ou seja, é fazer o que não pode deixar de ser feito, mas com menos recursos. Através dessa parceria e com a colaboração de todos os agentes envolvidos, pretendemos atuar nessas questões que podem ser consideradas um pouco mais desafiadoras para as unidades de saúde, pois lidam com vidas. A SCGE vai disponibilizar um conjunto de ferramentas de controle gerencial a esses hospitais, com acompanhamento e orientação presencial e periódica dos gestores de controle interno sobre temas de custos de alta representatividade do conjunto de gastos dessas unidades de saúde”, destacou o Secretário-Executivo da SCGE, Caio Mulatinho.
O trabalho é baseado no diagnóstico elaborado pela SCGE, indicando oportunidades de melhoria nos controles existentes. Além disso, são fornecidos instrumentos para que a unidade alcance as medidas propostas. Os resultados são monitorados periodicamente, promovendo um ambiente de cooperação e de orientação, por meio do compartilhamento, incentivo e utilização de boas práticas.
Com relação ao resíduo sólido, foram destacados como principais pontos de controle a conscientização quanto ao descarte na origem, o recolhimento e a pesagem do material. Na lavanderia são apontadas como melhorias os mecanismos de controle de pesagem da roupa, assegurando a boa execução da despesa pelo serviço. Já no quesito alimentação, o foco será no monitoramento do fornecimento de refeições para funcionários e acompanhantes.
A iniciativa foi recebida de forma positiva pelos gestores das unidades de saúde. “Esse trabalho vai trazer, inclusive, uma mudança de cultura. Desenvolver essas boas práticas é fundamental para que coloquemos o hospital numa condição de qualidade, além de otimizar a aplicação dos recursos públicos”, ressaltou a gestora do HUOC, Izabel Avelar. Para o gestor do Procape, Sérgio Montenegro, o apoio da SCGE será importante para desenvolver melhorias nas unidades. “Temos conhecimento das rotinas que precisam ser mudadas, e a implantação desse plano irá nos ajudar nesse processo”, completou.
No final do ano passado, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) recebeu um projeto-piloto do Qualigasto, melhorando o desempenho da unidade a partir de ações sugeridas. Na lavanderia houve melhoria no acondicionamento das roupas, além de um controle mais efetivo sobre a entrada e saída do enxoval. No tratamento do resíduo sólido verificou-se um maior comprometimento dos setores do HSE quanto a segregação adequada dos resíduos. Já com relação à alimentação, apesar de o hospital possuir um controle biométrico, foram realizadas melhorias como a instalação de um computador na entrada do refeitório para auxiliar no controle do acesso e checagem da escala dos servidores.
Nenhum comentário