Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Hospital no Recife ganha projeto piloto contra a mortalidade materna
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Este tipo de óbito é caracterizado pelo falecimento das mulheres entre 43 dias a 1 ano após o término da gestação. Um projeto piloto será desenvolvido no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), que realiza cerca de 350 partos mensais, e tem perfil para grávidas de alto risco. A inciativa pretende estabelecer novos protocolos de atendimento à gestante e realizar treinamentos com a equipe do HAM. A expectativa é que a experiência, se exitosa, possa ser replicada em outras maternidades pernambucanas.
“Já temos um protocolo de redução de morte materna, mas junto com o Einstein vamos montar um novo. Uniformizar as condutas para ter um protocolo igual e formar essa parceria”, disse a médica. O cronograma de acompanhamento, assim como as metas para redução dos óbitos maternos ainda serão definidos. A escolha do HAM para receber o projeto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não se deve a questões ligadas ao mau desempenho de índice da mortalidade materna, mas o fato que ser ela uma das maiores do Estado e já ter parceria anterior com o Einstein para o estímulo ao parto vaginal.
A médica e também participante do comitê, Sandra Valongueiro, confirmou que o Estado fica acima da média nacional, contudo Pernambuco em sua estatística inclui as mortes tardias e o Brasil não. O drama da mortalidade materna é multifatorial. Entre as variáveis estão lacunas no pré-natal, rede de assistência ruim e o fechamento das maternidades em várias cidades do Brasil, além da violência obstétrica. As causas de óbito mais frequentes são as hemorragias durante e depois do parto, hipertensão e infecções.
Nenhum comentário