Iêmen sofre maior crise humanitária do mundo, diz ONU

O Iêmen sofre “o pior surto de cólera no mundo em meio à maior crise humanitária do mundo”, asseguraram nesta quarta-feira (26) três agências das Nações Unidas em um comunicado conjunto. A informação é da Agência EFE. Apenas nos últimos três meses ocorreram “quase 1.900 mortes associadas ao cólera e 400 mil casos suspeitos”, segundo puderam registrar a Organização Mundial da Saúde (ONU), o Programa Mundial de Alimentos e o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Os serviços sanitários, de água e saneamento “foram paralisados por mais de dois anos de hostilidades e criaram as condições ideais para que as doenças se propaguem”, destaca a nota. Além disso, o Iêmen “está na beira do abismo da fome”, segundo a ONU, já que “quase 60% da população não sabe de onde virá sua próxima refeição” e, entre eles, “quase dois milhões de crianças iemenitas sofrem de desnutrição severa.”

Em uma visita à cidade costeira de Aden, no Sul, e à capital Sana, dirigentes das três agências da ONU viram como as principais infraestruturas sanitárias foram “danificadas ou destruídas”.

No entanto, segundo eles, “há esperança”, uma vez que “mais de 99% das pessoas que estão doentes suspeitas de terem sido contagiadas por cólera e que têm acesso aos serviços sanitários estão sobrevivendo.”

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada com a bactéria “vibrio cholerae“, que nos casos mais graves pode provocar a morte em poucas horas se o doente não receber tratamento.

O país vive em guerra desde 2014, quando os rebeldes houtis ocuparam Sana e outras províncias, que se agravou em 2015, com a intervenção da coalizão militar integrada por países sunitas liderados pela Arábia Saudita a favor das forças leais ao presidente Abdo Rabu Mansur Hadi.

Neste conflito, a ONU convocou as partes a pagarem “de maneira urgente” os trabalhadores sanitários, que não recebem seu salário há dez meses.

“Sem eles, tememos que as pessoas que teriam sobrevivido possam morrer”, acrescentaram as agências.

Por último, os dirigentes das agências se reuniram com os líderes iemenitas em Aden e Sana, cada uma controlada por uma parte do conflito, para que permitam o “acesso dos trabalhadores humanitários às zonas afetadas pelos combates”.

Além disso, pediram à comunidade internacional que “redobrem seu apoio” ao povo iemenita, pois “a catástrofe que vimos perante nossos olhos não só continuará acabando com as vidas, como também deixará cicatrizadas as futuras gerações e o país nos próximos anos”.

Fonte:Agência Brasil

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.