Ipem começa a fazer a verificação anual dos taxímetros em Petrolina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Começou nesta segunda-feira (30) a verificação anual dos taxímetros em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), serão verificadas as condições dos pneus e o funcionamento dos taxímetros.
Nesta segunda (30) e terça-feira (31) estão sendo vistoriados os táxis com placas que terminam em 1. De acordo com o edital de convocação, as vistorias acontecerão durante dois dias do mês, até o mês de outubro, em que serão vistoriados os últimos táxis, pela escala, os que tem placa terminando em 0.
Segundo a gerente regional do Ipem em Petrolina, Susan Turuda, o taxista inicialmente deve comparecer a sede do Ipem para fazer a retirada da taxa de verificação do Inmetro. “A gente faz o que chamamos de pista, que é a vistoria do taxímetro nos dois dias úteis do mês, no caso hoje e amanhã. Em fevereiro, serão os táxis com placa de final 2 e assim sucessivamente até encerrar no mês de outubro”, explica.
Durante a vistoria são verificados os taxímetros e outros itens. “A gente observa se o taxista não alterou os pneus. Olhamos se o taxímetro não foi rompido o lacre, verificamos se ele está com o valor da bandeirada correta, o modo horário, e se o quilômetro rodado na bandeira 1 e 2 está correto”, revela.
Para fazer a vistoria o taxista deve apresentar a seguinte documentação na sede do Ipem em Petrolina: certificado oficial de última aferição, cópia do CRLV, termo de permissão da prefeitura e cópia de comprovante de residência. Em seguida, o proprietário deve levar o veículo para o local da vistoria na data indicada.
A vistoria é obrigatória. Aqueles que não comparecerem a vistoria ficam sujeitos a multas. Estas variam de R$100 até R$ 1.500.000. Já os taxistas que perderem o prazo, precisam comparecer ao Ipem para agendar a vistoria do ano.
Os táxis aprovados, taxímetro e veículo receberão os selos e lacres de verificação, além do certificado de verificação metrológica. Já se o taxímetro não for aprovado na verificação, o taxista é orientado a levar o equipamento em uma oficina credenciada para fazer os reparos no mesmo dia e voltar para o local de verificação para confirmar o reparo.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário