Irmãos espionavam políticos na Itália

4ab701998e78b8861b6e768fbc4bc05eA Itália acordou nesta terça-feira (10) com a notícia que diversos líderes políticos do país haviam sido espionados através de uma rede montada pelos irmãos Giulio Occhionero, 45 anos, Francesca Maria Occhionero, 49. Mas, quem são eles? Os irmãos tem residência em Londres, mas são domiciliados em Roma, onde são bastante conhecidos do setor financeiro.

Giulio é um engenheiro nuclear e diretor da Westland Securities, empresa fundada em 1998. Segundo perfil disponibilizado pela marca, a sociedade “opera no campo dos investimentos bancários” em diversas modalidades.

Já Francesca atuou em diversas empresas e em conselhos de administração, trabalhando em setores ligados tanto ao desenvolvimento de start-ups até a gestão empresarial. Após essas experiências, foi cofundadora da Westland Securities e focou seu trabalho na construção e gestão de imóveis bem como no planejamento de grandes programas de edificação.

Segundo o juiz do caso, Giulio ainda tem ligações com “o ambiente da maçonaria italiana, sendo membro da loja ‘Paolo Ungari – Nicola Ricciotti Pensiero e Azione’ de Roma, na qual atuou no passado como venerável mestre, parte das lojas do Grande Oriente da Itália”.

Ainda na ordem de prisão dos irmãos, a Justiça afirma que há indícios “que não seja uma iniciativa isolada dos dois irmãos, mas que, ao contrário, é parte de um mais amplo contexto onde mais sujeitos operam no setor da política e das finanças seguindo essa mesma modalidade”.

Segundo o especialista em segurança, Andrea Zapparoli Manzoni, o tipo de malware que eles utilizaram – chamado de “Eye Pyramid” – precisa de uma atualização constante, já que ele entra nos sistemas e se torna invisível.

De acordo com Manzoni, os Occhionero “são desconhecidos” no mundo dos hackers italianos e ele tem certeza que “há um patrocinador” por trás deles.

– Os espionados: Na lista de pessoas espionadas pelos irmãos, segundo os dados recolhidos pela Polícia de Roma, há mais de 20 mil nomes. Entre os mais conhecidos, estão o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, o ex-premier Mario Monti, o ex-líder do Banco Central da Itália Fabrizio Saccomanni e o ex-comandante geral da Guarda de Finanças Saverio Capolupo.

Além deles, estão na lista o ex-prefeito de Turim, Piero Fassino, do Partido Democrático, o político e porta-voz de Silvio Berlusconi, Paolo Bonaiuti, o dirigente Mario Canzio, o ex-chefe de Gabinete da Economia Vincenzo Fortunato, o presidente da Comissão para Assuntos Externos e Comunitários da Câmara dos Deputados, Fabrizio Cicchitto, e o ex-ministro da Defesa do governo Berlusconi, Ignazio La Russa.

Também está na lista de espionados o cardeal Gianfranco Ravasi, que desde 2007 é presidente do Pontifício Conselho da Cultura, da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra e do Conselho de Coordenação entre as Academias Pontifícias.

As primeiras análises apontam que as informações roubadas de computadores e demais equipamentos dos espionados foram todas guardadas em um servidor nos Estados Unidos.

Fonte: Jornal do Brasil

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.