Israel suspeita de ação terrorista em atropelamento de militares em Jerusalém

9izx8tmiss_8t06c2t0bf_fileQuatro soldados israelenses, incluindo três mulheres, foram mortos nesse domingo (8) quando um caminhão atropelou um grupo de militares na zona oeste de Jerusalém, sob controle de Israel. A polícia não exclui a possibilidade de um ataque terrorista. A informação é da Rádio França Internacional.

Segundo fontes de segurança palestinas, o motorista do caminhão, que também foi morto, seria morador da área oriental da cidade, reivindicada pela Autoridade Palestina. Mais 15 soldados ficaram feridos.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que o autor do ataque era um simpatizante da organização Estado Islâmico. “Nós conhecemos a identidade do agressor que, de acordo com todas as indicações, apoia o Estado Islâmico”, declarou o premiê. Netanyahu acrescentou que a ação em Jerusalém se insere em um contexto internacional, em que ataques se sucedem na França, em Berlim e agora em Israel. “É provável que exista uma ligação entre eles”, afirmou o líder israelense.

O porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, disse que as vítimas faziam parte de um grupo de soldados que desceram de um ônibus para caminhar em um passeio com uma bela vista da cidade velha de Jerusalém. De repente, o motorista “jogou o caminhão sobre eles”, relatou o porta-voz, acrescentando que “neste momento, excluímos a hipótese de um acidente”.

Desde o outono de 2015, uma série de ataques, em sua maioria cometidos com armas brancas e, em alguns casos, com armas de fogo ou utilizando carros para atropelar pedestres, foram registrados em Israel, Jerusalém e na Cisjordânia ocupada.

Esse novo incidente ocorre cinco dias depois que o soldado Elor Azaria, de 20 anos, foi considerado culpado pela morte de um palestino ferido. O militar, que tem dupla nacionalidade, francesa e israelense, foi julgado por homicídio voluntário em um tribunal militar, mas o veredito divide Israel. Sete pessoas foram presas e acusadas de perturbar a ordem pública depois de organizar uma manifestação em apoio ao soldado. Segundo a polícia, a manifestação “não foi autorizada” e aconteceu em frente à residência do presidente de Israel, Reuven Rivlin, em Jerusalém.

Antes do ataque desse domingo, a onda de violência, que havia baixado de intensidade nos últimos meses, tinha causado a morte de 247 palestinos, 40 israelenses, dois americanos, um jordaniano, um sudanês e um eritreu, segundo contagem da Agência France Press. A maioria dos palestinos mortos era de jovens, por atacar ou tentar atacar militares ou civis israelenses.

Da Rádio França Internacional

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.