Justiça impede que PSB expulse deputados que são contrários à cúpula partidária

No final da tarde desta segunda-feira (16), o juiz Ilmar Castelo Branco da 21ª Vara Cível do Distrito Federal deu liminar suspendendo reunião do diretório nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na ocasião, os dirigentes da legenda iria deliberar sobre a expulsão de quatro deputados: o hoje ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE); Tereza Cristina (PSB-MS), atual líder do partido na Câmara dos Deputados; Fábio Garcia (PSB-MT) e Danilo Forte (PSB-CE).  Eles descumpriram decisão partidária e o Conselho de Ética do PSB reconheceu falta grave para aplicar pena de expulsão.

O juiz Castelo Branco entendeu que o partido deixou de cumprir um prazo mínimo de 8 dias entre a convocação da reunião e a realização do evento, que iria deliberar pela aplicação de pena.  A convocação da reunião do Diretório Nacional foi realizada no dia 11 de outubro e foi marcada para ontem, 16, a realização da reunião deliberativa.  Membros nordestinos destacados do Diretório Nacional estavam presentes, como os governadores Paulo Câmara (PE), Ricardo Coutinho (PB), assim como o prefeito de Recife (PE), Geraldo Júlio, o prefeito de Timon (MA), Luciano Leitoa, e o senador Antônio Carlos Valadares (SE).  O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também se fez presente.  A reunião foi iniciada sob o comando do presidente da Executiva Nacional do PSB, Carlos Siqueira.

“Houve a liminar, eles querem manter esses dois votinhos para livrar o Temer.  Não vamos poder aplicar nenhum pena definitiva, apesar de haver uma ampla maioria do Diretório para isso, veio gente de todo o Brasil, mas vamos avaliar se cabe algumas outras sanções”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), membro do Diretório Nacional e um dos quatro membros do PSB na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que vão analisar ainda esta semana a segunda denúncia contra o Presidente Michel Temer, apresentada pela Procuradoria Geral da República.

PENAS ALTERNATIVAS

Segundo fontes ouvidas pela Política Real, articuladores da reunião que foi convocada pela Executiva Nacional, comandada pelo Presidente Carlos Siqueira, vão tentar aplicar as penas do artigo 10 do Estatuto do PSB que “estabelece que o parlamentar que não subordinar sua ação e atividade político-legislativa aos princípios doutrinários e programáticos, às decisões e às diretrizes emanadas dos órgãos de direção partidários” estaria sujeito  a algumas sanções como o desligamento temporário da bancada; suspensão do direito de voto nas reuniões do Partido; perda de todas as prerrogativas, cargos e funções que exerça em decorrência da representação e da proporção partidária na respectiva casa legislativa. Essas penas seriam independentes das penas do artigo 9 do Estatuto do PSB, que poderia ser o caso de expulsão.

O maior objetivo do PSB Nacional é impedir que metade da bancada do PSB na Câmara Federal vote com Temer, pois a Executiva Nacional decidiu romper totalmente com o Governo Federal assim como tirar legitimidade política do ministro das Minas e Energia(MME), Fernando Bezerra Coelho Filho, que está à frente da privatização do Sistema Eletrobras, e da Chesf uma das mais históricas elétricas com atuação no Nordeste, que tem posição contrária da tendência pernambucana do PSB, majoritária no partido.

As informações são do blog Política Real.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.