Justiça manda afastar professor da USP por uso de aparelho público em clínica privada

Professor Herbert Lancha, que teve pedido de afastamento da USP decretado pela Justiça (Foto: Reprodução/TV Globo)A justiça determinou o afastamento do professor e nutricionista da USP Herbert Lancha, acusado de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito por usar em clínica particular um aparelho público destinado a pesquisa na universidade. O pedido de afastamento partiu do Ministério Público após denúncia de colegas e alunos da USP.

Segundo denúncia do MP, Lancha cobrava entre R$ 200 e R$ 250 de pacientes dele para a realização de exames com o aparelho chamado bod pod, que analisa o índice de massa corporal. O equipamento foi comprado pela Fapesp, agência de financiamento de pesquisa do estado, e doado para a USP em 2007. A reportagem tentou entrar em contato com o professor por meio de quatro números de celular de Lancha e da mulher dele, mas ninguém atendeu.

O pedido de afastamento feito pelo MP é baseado em depoimento de alunos e professores, além de outras provas. Vídeo publicado na internet mostra o bod pod comprado pela Fapesp com logo do Instituto Vita, clínica de Lancha. O vídeo, publicado em 2011, está numa rede social da empresa e é usado para fazer propaganda da clínica.

A direção da Faculdade de Educação Física informou que ainda não foi notificada da decisão da Justiça, mas disse que o professor já havia pedido afastamento para fins acadêmicos. Ele foi para a França fazer pesquisa e já solicitou prorrogação várias vezes. O último pedido para prorrogar o afastamento foi feito em novembro e termina em 20 de janeiro.

Alunos expulsos de laboratório

No ano passado, o professor da USP Runo Gualano, que coordena mais de 30 projetos de pesquisa sobre nutrição e atividade física, e cerca de 20 alunos fizeram denúncia depois de terem sido expulsos do laboratório de nutrição da Faculdade de Educação Física da USP por Lancha, professor titular e coordenador do laboratório.

Gualano e os alunos queriam usar o bod pod, que foi levado para a clínica particular de Lancha, o Instituto Vita. “A gente nunca contava muito porque havia um impedimento de a gente usar esse equipamento nos nossos projetos. A gente nunca contou com isso. Ele não ficava aqui na faculdade”, disse Gualano.

O professor Guilherme Artioli, que pediu licença da USP e foi dar aula na Inglaterra, também denunciou o professor Lancha. Artiole decidiu deixar o país depois de também ser expulso do laboratório de nutrição. “Obviamente que essa expulsão resultou no prejuízo nos trabalhos, na pesquisa, que estavam em andamento naquele momento – muitas delas contavam com financiamento público”, disse Artioli.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.