Lembrando o Dia Mundial do Rim, nefrologista alerta sobre as doenças mais comuns na região

Este ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia traz para o centro do debate no Dia Mundial do Rim (9 de março) o tema “Doença Renal e Obesidade – Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre o novo perfil de pacientes renais, que, segundo a nefrologista Maria Emília Duarte da UPAE/Imip de Petrolina, se caracteriza por ser formado, na sua grande maioria, por pessoas obesas, diabéticas e hipertensas.

A título de informação, a especialista acredita que antes é preciso ressaltar que o rim pode ser atingido por doenças de origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplástica, degenerativa, congênita e hereditária. Sendo os principais fatores de risco: hipertensão (pressão alta), diabetes, idade acima de 60 anos, história de doença renal na família e a presença de doença cardíaca ou cardiovascular.

O perfil dos pacientes vem mudando. Com exceção das doenças próprias do rim, como a Glomerulonefrite, que compromete a funcionalidade do rim, e as Nefrocalcinoses, que é um distúrbio onde há excessivo depósito de cálcio nos rins e uma ineficiência do órgão em inibir a formação do cálculo, hoje em dia o que mais compromete a saúde renal são a hipertensão e o diabetes tipo 2. “Então, a maioria das pessoas que chegam a fazer a diálise e hemodiálise apresentam essas doenças crônicas e o comprometimento renal como consequência de tais comorbidades”, esclarece a médica.

Em relação à Petrolina e região, a nefrologista destaca que o número maior de casos é de cálculo renal (popularmente chamado de pedra nos rins) e nefrocalcinoses, que leva 100% dos pacientes para a hemodiálise. “O cálculo renal já é bastante conhecido da população e existem outras doenças que podem atingir famílias inteiras, desde crianças muito novinhas com menos de um ano, pois são hereditárias”, explica. Outras enfermidades comuns são as infecções urinárias, os tumores renais e a insuficiência renal.

Prevenção

Como prevenção, a população deve aumentar o consumo de água, manter uma alimentação saudável, com a redução do consumo de carboidratos, açúcares e sal, além de manter na rotina a prática de atividade física. É preciso estar atento também aos primeiros sinais das doenças renais e entender a importância do diagnóstico precoce. Os sintomas se desenvolvem lentamente e podem não ser específicos. Algumas pessoas, inclusive, não apresentam sintoma algum e só são diagnosticadas através de um exame laboratorial. Mal estar geral e fadiga, coceira generalizada, pele seca, dores de cabeça, perda de peso não intencional, perda de apetite, náuseas, dor lombar, sabor metálico na boca, sensação de frio, inchaço e mudanças na urina podem estar relacionados.

Só o médico especialista é capaz de fechar o diagnóstico, feito com base nos exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como o ultrassom. O primeiro passo é procurar o posto de saúde para uma avaliação do clínico geral que fará os encaminhamentos, se necessário.

Fonte: Carlos Britto

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.