Meirelles diz que reforma da Previdência é fundamental

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defendeu a reforma da Previdência no Brasil. Ele participou do seminário “Previdência Social no Brasil: aonde queremos chegar”, realizado no Cento do Rio de Janeiro, pelo jornal O GLOBO, na manhã de hoje. “É imprescindível fazer a reforma da Previdência. Não é uma questão de opinião. É necessidade. Se a reforma não for feita, será insustentável. Um dos problemas do Rio de Janeiro é a previdência. E isso ocorre em vários estados. Tem que fazer a reforma agora enquanto há tempo para fazer. Não se pode postergar, se não a situação lá na frente será pior”, disse Meirelles em sua apresentação. O ministro destacou ainda que “é importante que se aprove o mais rápido possível a reforma da previdência”.

“A aprovação mais rápida tem impacto nas expectativas das empresas e dos consumidores. E isso é fundamental para a recuperação da economia em 2017. Tem que se aprovar a reforma o mais rapidamente possível de maneira que as expectativas continuem melhorando e que a economia continue crescendo, como já está dando sinais disso”, afirmou Meirelles.

Ele lembrou ainda que, ao olhar dados de longo prazo, a Previdência, sem uma reforma, é insustentável. Ele citou o caso de países que tiveram que cortar a previdência de quem já estava recebendo.

“Esses países esperaram muitos anos. A reforma é importante que seja feita agora. Estamos trabalhando com organizações internacionais, como o Banco Mundial, que fez um estudo sobre a previdência do Brasil, e há um outro estudo que está começando com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), grupo de 36 países relevantes do mundo. São órgãos técnicos internacionais isentos que fazem estudos para mostrar que há um déficit enorme da Previdência Social no Brasil e é crescente. Todos queremos que o brasileiro receba sua previdência e com segurança”, destacou o ministro.

Meirelles disse ainda que o relator da previdência pretende apresentar o relatório na próxima semana para ser votado na Comissão Especial da Presidência. Em seguida, destacou, será encaminhado para votação em plenário nas próximas semanas.

Em sua apresentação, Meirelles defendeu o fato de o governo usar o índice de correção de salário atual nas projeções da previdência.

“Isso é base em qualquer projeção. Não é razoável fazer previsão com base em regra futura. Então o mais prudente é usar a regra atual”, pontuou.

O ministro ressaltou também que o gasto primário do governo central vem aumentando desde 1991. Lembrou que houve uma “aceleração dos gastos de 2014 para cá”.

“De 1991 a 2015, o crescimento dos gastos no PIB foi de 8,7%. Desse total, 5,6% foram de benefício previdenciário e de assistência. Se olharmos o passado, vou citar um carioca, Nelson Rodrigues, “nada é mais brutal que o fato”. Esse é o fato. É importante deixar claro que há déficit enorme e crescente”, afirmou Meirelles.

O ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, aproveitou um seminário sobre concessões em realização na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio, para também defender a reforma da Previdência.

“Precisamos fazer uma opção, se queremos ter uma sociedade moderna, em que os privilégios, sem ódio e sem intolerância, são combatidos com firmeza, como agora está se conseguindo fazer a reforma da Previdência. A reforma precisa ser aprovada para que nós acabemos de maneira definitiva com essa discrepância de que poucos brasileiros tenham aposentadorias muito altas e mais de 60% dos brasileiros se aposentem com um pouco mais do salário mínimo. É uma agressão aos conceitos mais simples de igualdade, da possibilidade de vivermos numa sociedade mais equilibrada e justa”, destacou.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.