“Não podemos permitir que privatizem a Chesf”, diz Gonzaga Patriota
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em pronunciamento nesta quarta-feira (06) na Câmara Federal, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez um apelo ao Governo para desvinculação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) das discussões sobre privatização da Eletrobras.
“A Chesf é uma companhia que segue atendendo a oito estados nordestinos com sua eletrificação – mesmo com a seca do São Francisco – e que permitiu o acesso à energia a milhões de nordestinos desde sua fundação, em 1948. Não vamos aceitar sua privatização. Os movimentos sociais, sindicatos ligados à Chesf, já estão contando com uma Frente Mista parlamentar [para barrar o projeto do Executivo]. Então faço um apelo ao Governo: tire a Chesf do meio, porque caso contrário não vão desestatizar nem Chesf e nem Eletrobras, porque a gente não vai permitir”, anunciou o parlamentar.
Em seu discurso, o deputado socialista citou ainda a carta que governadores dos nove estados nordestinos enviaram ontem (05) ao presidente Michel Temer (PMDB), criticando a desestatização da Eletrobras e outras mudanças anunciadas pelo governo federal no setor de energia.
Os chefes dos Executivos estaduais questionam o uso de um setor, que dizem ser estratégico para a União, para minimizar o déficit do Orçamento federal e fazem contrapropostas. Uma delas é a retirada da Chesf da Eletrobrás ou, ainda, a união da companhia com outras três instituições que promovem o desenvolvimento no Nordeste.
A própria privatização do grupo gerador de energia em todo o país foi alvo de críticas do parlamentar. “Não podemos permitir que privatizem a Eletrobrás por R$ 20 bilhões, que é muito pouco a mais que os R$ 8 bilhões que ela deve à Reserva Global de Reversão (RGR) e Conta de Consumo de Combustíveis”, disse o deputado.
Veja o discurso:
Nenhum comentário