No mesmo dia de explosão em Londres, França registra dois ataques

Explosão de artefato no metrô de Londres deixa feridosNo dia em que uma explosão no metrô de Londres deixou ao menos 29 pessoas feridas, dois ataques assustaram a França nesta sexta-feira (15). No primeiro deles, um homem armado com faca atacou um soldado que patrulhava a estação de metrô de Châtelet, em Paris. O episódio não deixou feridos, e a polícia trata o caso como um incidente terrorista.

O ataque aconteceu antes da explosão em Londres, por volta das 6h30 (horário local, 1h30 de Brasília), em um momento de pico na estação, onde milhares de usuários do transporte público circulam todos os dias.Trump sugere que polícia poderia ter evitado ataque em metrô de Londres

Segundo uma fonte citada pela agência de notícias Reuters, o agressor seria um marroquino de aproximadamente 40 anos que não tinha ficha criminal. Ele foi derrubado e preso.

O soldado, que faz parte da chamada Operação Sentinela -uma força mobilizada após ataques de extremistas na França- escapou ileso.

De acordo com o porta-voz do governo Christophe Castaner, a procuradoria de Paris abriu uma investigação sobre o caso.

A ministra da Defesa da França, Florence Parly, afirmou que o fato de o homem ter sido rapidamente controlado “é a prova do profissionalismo e da eficácia dos soldados da [operação] Sentinela em sua missão de proteção”.

Mais tarde, duas mulheres foram feridas em ataque com martelo na cidade de Chalon-sur-Saône, na Borgonha. As vítimas foram hospitalizadas e não correm risco de morte.

Promotores disseram que tratam o incidente como um possível ataque terrorista, mas que não descartaram a possibilidade do agressor -que continua foragido- ter um transtorno mental.

Em ambos os casos, segundo testemunhas, os agressores teriam mencionado Alá durante a ação.

Não há indícios de que ambos os ataques na França estejam relacionados.

Operaçã Sentinela

Os ataques acontecem em um momento em que a França está em alerta máximo depois de atentados terroristas em 2015. Naquele ano, membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI) atacaram a redação do semanário satírico “Charlie Hebdo”, matando 12 pessoas.

Depois do ataque ao “Charlie Hebdo”, o governo francês formou o dispositivo militar especial Sentinela, com aproximadamente 7.000 soldados em todo o país para proteger zonas de alto risco como pontos turísticos e prédios religiosos.

Assim como no ataque em Paris desta sexta, os soldados do grupo Sentinela têm sido alvos de atentados em toda a França. No início de agosto, um homem lançou um carro sobre um grupo de militares em patrulha no subúrbio parisiense de Levallois-Perret.

De acordo com o governo francês, o efetivo está sendo adaptado para se tornar mais móvel, e seus movimento menos previsíveis.

Desde 2015, uma onda de atentados extremistas deixou 239 mortos na França. Nos últimos meses, os agressores têm-se concentrado no ataque a forças de segurança em lugares emblemáticos de Paris.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.