Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 29% em PE

Vacina é importante medida de prevenção contra ocorrência de novos casos de influenza (Foto: Romero Mendonça/Secom)No período de 1º de janeiro a 25 de março deste ano, Pernambuco notificou 280 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), situação em que há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Esse número é 29% maior do que as notificações realizadas no mesmo período de 2016, com 217 pacientes. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Apesar do aumento, os casos deste ano apresentaram menor gravidade: em 2017, a circulação predominante tem sido da influenza A (H3N2) Sazonal, enquanto no ano passado foi da influenza A(H1N1), conhecida por quadros mais graves em populações vulneráveis. A SES destaca que o retorno da estação de chuvas a Pernambuco torna favorável a ocorrência de casos de influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar ao agravamento e ao óbito, além de outras enfermidades do trato respiratório. A pasta informa que também é esperado para esse período uma maior incidência de casos de SRAG.

Na quarta-feira (5), a pasta emitiu uma nota técnica aos serviços de saúde e aos gestores municipais com o objetivo de prevenir casos graves de influenza e óbitos e reforçar a vigilância e resposta a esse evento de saúde pública. O documento contém todas as medidas para a vigilância epidemiológica, os cuidados de prevenção e controle para influenza, além da forma correta de tratamento dos pacientes e a importância da notificação dos casos de SRAG.

Para prevenir novas ocorrências de influenza, começa no dia 17 de abril o período de vacinação. De acordo a pasta, as vacinas ficam disponíveis até o dia 26 de maio e, neste ano, professores das escolas públicas e privadas do estado vão ser contemplados. A primeira semana do período de vacinação é destinada aos profissionais de saúde, restando as demais para os grupos prioritários.

São eles: idosos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Dicas de prevenção

A Secretaria Estadual de Saúde lista algumas medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a propagação de casos:

– Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.

– Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.

– No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.

– Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.