Nova hipótese liga sexo à microcefalia

Pesquisadores querem saber se as gestantes carregam mais vírus no sangue com transmissão sexual ou por mosquitoUma nova hipótese para explicar a ocorrência de microcefalia pode estar na forma de contágio pelo zika. Cientistas brasileiros e americanos acreditam que a transmissão sexual do vírus pode levar à infeção intrauterina e consequente danos ao desenvolvimento do feto. Tentar estabelecer essa possível diferença entre o adoecimento pela picada do mosquito Aedes aegypti e a contaminação via ato sexual, deve ser um próximo passo da ciência na busca de respostas para a ocorrência das malformações em bebês.

Este é o entendimento da bióloga e pesquisadora brasileira da Colorado State University (CSU), nos Estados Unidos, Tereza Magalhães. Ela compõe, com outros especialistas da CSU e da Fiocruz Pernambuco, o estudo “Tropismo urogenital, patogenia e transmissão sexual do vírus Zika”, que tenta estabelecer a incidência de transmissão sexual do zika.

“Ainda não há evidência do agravamento por transmissão sexual em modelos animais, mas é uma hipótese. Acredito que é possível que a transmissão sexual leve a um pior quadro da doença e isso deve ser estudado”, disse a pesquisadora.

“Se a viremia (que é quantidade de vírus no sangue) for maior após transmissão sexual comparada à transmissão por mosquitos em humanos, isso já poderia ser um fator contribuinte para um quadro mais grave da enfermidade”, comentou.

O contágio por via sexual já foi estabelecido entre humanos, em áreas não endêmicas. Quanto aos modelos animais, alguns experimentos já conseguiram estabelecer a relação depois de testes com camundongos imunocomprometidos e primatas não-humanos. Um estudo em primatas mostrou que infecção vaginal e pelo reto pode levar à infecção sistêmica.

“Os modelos animais podem ser muito importantes para se estudar os desfechos da doença após a transmissão sexual, como nos fetos por exemplo, e inclusive compará-la à infecção por mosquitos”, reforçou.

Até então, um dos entraves a serem superados na produção desse conhecimento é a limitação dos modelos animais estabelecidos até o momento. Hoje, segundo a pesquisadora, a maioria das análises é feita em camundongos com sistema imune comprometido, o que gera resultados enviesados.

O grupo que a bióloga integra fará uma investigação em duas frentes. Nos EUA serão feitos testes com o objetivo de se estabelecer um modelo animal. Em Pernambuco acontecerá um levantamento clínico, com revisão de casos passados e recrutamento de pacientes novos. Cerca de 260 pacientes recrutados anteriormente para um levantamento de arboviroses podem ser acionados junto com seus parceiros e outros moradores da casa para a nova investigação sexual.

A ideia é verificar se mais de uma pessoa na casa teve zika e confrontar as sorologias dessas pessoas em busca de pistas sobre a contribuição da via de contágio sexual na grande epidemia de zika dos últimos dois anos. “Nossa suspeita é que os dois modos de transmissão – sexual e por mosquitos – podem estar funcionando juntos na disseminação do vírus”, acredita a pesquisadora.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.