O caixa 2 de Lula é o mesmo de Fernando Henrique

Com a legitimidade de correligionário, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa do senador Aécio Neves, cada vez mais enroscado na Lava-Jato. Para tanto, atacou a imprensa e edulcorou o caixa dois. Deixemos os ataques à imprensa de lado. É comportamento padrão de quem se vê acuado. E, como se sabe, jornalistas apanham tanto por seus acertos quanto por seus erros.

A questão é o caixa dois. “Há uma diferença entre quem recebeu recursos de caixa dois para financiamento de atividades político-eleitorais, erro que precisa ser reconhecido, reparado ou punido, daquele que obteve recursos para enriquecimento pessoal, crime puro e simples de corrupção”, escreveu o tucano-mor. Os grifos são deste escrevinhador. O ex-mandatário caminha aqui na mesma senda que seu sucessor na presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para ambos, ao que parece, caixa dois é “erro” menor.
“Crime”, como se sabe, é o dos outros.

Refugiam-se os caciques das únicas grandes legendas que têm programas para o poder, e não apenas interesse no poder, em tergiversação. O embuste envolve duas premissas falsas.

Primeiro, a de que não é grave valer-se de verba não contabilizada para vencer uma disputa eleitoral. Segundo, de que o dinheiro que abastece o caixa dois é menos sujo do que o destinado ao enriquecimento pessoal.

Chega-se aqui ao busílis. Da onde vem o dinheiro?

O Globo de sábado, 5, traz uma rápida análise do professor da FGV, Michael Mohallem. Pontifica ele: “O que mais importa nas investigações é justamente conhecer a origem dos recursos e não por que meio circularam“.

Defender correligionários porque fizeram o que todos fazem é justificativa surrada. Se o dinheiro saiu sujo permanecerá sujo nas mãos do receptor.

Afirmar que foram obrigados a receber pelo caixa dois ou que não sabiam da origem do numerário tem o fito de parecer ingênuo. Ocorre que não se conhece político naïf. E, se existiu, está extinto.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.