Obstrução de sistema de drenagem causou deslizamento que deixou 2 mortos no Recife, diz Defesa Civil

Tubulação foi trocada uma semana após deslizamento (Foto: Reprodução/TV Globo)Um pouco mais de 15 dias após o deslizamento de terra que deixou dois mortos em uma barreira monitorada pela Defesa Civil, no Alto do Capitão, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, a Defesa Civil do município concluiu que a tragédia teve como causa principal a obstrução da tubulação de drenagem. Segundo o parecer técnico, ela foi danificada por um incêndio em um terreno abandonado localizado na parte superior da barreira. O laudo constatou a suspeita dos moradores.

Uma semana após o deslizamento, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) trocou 32 metros de tubos do sistema de drenagem, além do reparo nas tampas das caixas de drenagem da área. No dia da da tragédia, foram retirados quilos de lixo que bloqueavam os canos.

“A tubulação existente é responsável por conduzir as águas das chuvas do alto da escadaria para uma canaleta com dissipador até a parte baixa da localidade. Com os danos causados pelo incêndio, a tubulação foi danificada e as águas pluviais foram desviadas da canaleta diretamente para a encosta”, diz a nota da Defesa Civil do Recife.

Sob a possibilidade de novos deslizamentos na área, o órgão recomendou que quatro imóveis fossem desocupados. Ao todo, sete casas foram interditadas. Para a Defesa Civil, o local é considerado um setor de “alta vulnerabilidade”. No dia das mortes, moradores já apontavam o sistema de drenagem como o responsável pela tragédia. Eles contaram que haviam avisado à Defesa Civil sobre a tubulação danificada.

“No último monitoramento realizado no mês de abril pela Defesa Civil, a área apresentava estabilidade, ou seja, quando mantidas as condições existentes é reduzida a possibilidade de ocorrências de eventos destrutivos no período de chuvas intensas e prolongadas. Após o deslizamento, o grau de risco do setor evoluiu de Médio para Muito Alto (R4). A área era constantemente monitorada pela equipe técnica e a barreira estava coberta com lona plástica (Colocada 30 dias antes do acidente), material que tem a função impermeabilizante, protegendo de deslizamentos. Nesse setor não existia registro de deslizamentos anteriores”, afirmou o órgão em nota.

Ainda em nota, a Defesa Civil alegou que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos presta assistência as famílias atingidas. Segundo ela, a pasta realiza um “acompanhamento continuo no local e concedeu auxílio-funeral, ajudou na retirada da segunda via da documentação, distribuiu cestas básicas e providenciou transporte para buscar doações. Até o fim de julho, as famílias receberão da Prefeitura do Recife um benefício eventual de R$ 1.500”.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.