Paciente deixa de andar após colocar prótese contaminada em hospital de SP

Diogo não consegue mais andar devido às fortes dores causadas pela infecção na prótese (Foto: Diogo Oliveira/Arquivo Pessoal)Um paciente contraiu uma infecção e deixou de andar após colocar uma prótese contaminada no Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio, conhecido como Hospital Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. Diogo Fernando de Oliveira, de 34 anos, passou por uma operação na unidade por conta de dores no quadril, mas saiu da sala de cirurgia “muito pior do que entrou”, conforme relata.

Diogo foi diagnosticado ainda na adolescência com epifisiólise, uma doença que se caracteriza pelo “escorregamento” da cabeça do fêmur, maior osso do corpo humano, no encaixe com a bacia. Colocou pinos nas duas pernas para melhorar a fixação da articulação e as dores até cessaram durante um tempo (20 anos para ser mais exato), mas voltaram ainda mais agudas na fase adulta. Após consulta em um posto médico da Zona Leste, região em que vive com a mãe, Elza Mendes de Oliveira, Diogo foi encaminhado ao Hospital do Tatuapé para dois novos procedimentos cirúrgicos – um em cada perna. O primeira, feito em 2014, foi um sucesso. Foi após a segunda operação, realizada seis meses depois, que o pesadelo do então operador de telemarketing começou.

“Ele ficou dois dias no hospital e o médico falou que podia ir para casa e andar. Ele recebeu alta sentido dor. A gente achava que era normal do pós-cirúrgico, só que ele fez todo o repouso direitinho e em vez de melhorar, começou a piorar. Teve secreção e tivemos de voltar ao hospital”, conta a mãe, que tem 67 anos, e já não possui condição física de ajudar o filho a se locomover.

Diogo conta que passou, então, a tomar diversos antibióticos receitados pelo médico responsável pela cirurgia. Como as dores não cessavam e o quadro não melhorava, foi submetido a um exame de cintilografia óssea, que apontou uma infecção do material cirúrgico. “O laudo diz que a prótese estava infectada. Infecção não foi hospitalar nem nada. Foi a prótese”, relata ele.

Após o resultado, Diogo afirma que voltou ao Hospital do Tatuapé diversas vezes. Os retornos acontecem sempre de três em três meses, há mais de dois anos, mas sem solução. “Dizem que não tem vaga para outra cirurgia, que tem que esperar. Na última vez, disseram que faltava a prótese, que é especial. Meu filho está correndo risco de vida e eles tratando o caso como brincadeira”, reclama a mãe.

Enquanto aguarda, Diogo convive com a dor e a imobilidade. Ele teve até de deixar o emprego, já que passa o dia na cama. “Não levanto para nada, nem para as necessidades. É terrível e não posso fazer nada. Não tenho condição de ir em um hospital particular e nenhum outro público quer pegar o meu caso. Falam para ir no Tatuapé, porque comecei lá”, lamenta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que Diogo passou em consulta na especialidade ortopedia/quadril no último dia 28 de março. Depois de ser procurada pelo G1, a pasta procurou o paciente para marcar uma nova reavaliação médica, que ficou agendada para a próxima terça-feira (30).

Ainda de acordo com a secretaria, o sistema de regulação do Hospital Tatuapé aponta que Diogo “faltou em algumas consultas agendadas anteriormente, o que pode ter alterado a classificação – deixando assim de ser prioridade – para a realização da cirurgia”.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.