Pelo menos 348 morrem em terremoto na fronteira entre Irã e Iraque
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pelo menos 348 pessoas morreram em decorrência de um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a região de fronteira entre Irã e Iraque na noite deste domingo, relataram as mídias estatais dos dois países. Seis vítimas estavam no Iraque, e todas as outras 342 no Irã. Equipes de resgate continuam as buscas por dezenas de pessoas presas sob escombros na região montanhosa, e o número de feridos chega a 3.950, no total. O diretor do Crescente Vermelho Iraniano afirmou que mais de 70 mil pessoas precisavam de abrigos de emergência.
A televisão estatal iraniana disse que ao menos 2.500 ficaram feridas. Autoridades locais afirmaram que o número de mortes deve aumentar à medida que equipes de busca e resgate chegarem a áreas remotas do país. O terremoto foi sentido em diversas províncias no oeste do Irã, principalmente na província de Kermanshah, que anunciou três dias de luto.
Mais de 236 vítimas estavam no distrito de Sarpol-e Zahab, na província de Kermanshah, que fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira com o Iraque. A televisão estatal iraniana disse que o terremoto causou grandes danos em algumas aldeias onde as casas eram feitas de tijolos de barro. Os socorristas trabalhavam para encontrar sobreviventes presos em edifícios desabados. O terremoto também desencadeou deslizamentos de terra que impediram os esforços de resgate, disseram autoridades à mídia local. Pelo menos 14 províncias no Irã foram afetadas.
O líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, ofereceu suas condolências na segunda-feira (13), pedindo a todas as agências governamentais que façam tudo o que pudessem para ajudar os afetados.
Em Bagdá, muitos moradores fugiram de suas casas e edifícios altos quando tremores sacudiram a capital iraquiana.
A eletricidade foi cortada em diversas cidades iraquianas e iranianas e medo de tremores secundários fizeram milhares de pessoas nos dois países deixarem suas casas e ficarem nas ruas. O centro sismológico iraniano registrou cerca de 118 réplicas do terremoto e disse que outros eram esperados.
O tremor foi sentido na capital, Bagdá, e em países próximos a Iraque e Irã, como Paquistão, Turquia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Israel, Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Líbano, Armênia e Azerbaijão. De acordo com o o Serviço Geológico dos Estados Unidos, 70 milhões de pessoas tenham sentido o terremoto.
O Irã fica sobre linhas de falha e é propenso a tremores frequentes. Um terremoto de magnitude 6,6 em 26 de dezembro de 2003, devastou a histórica cidade de Bam, a mil qulômetros a sudeste de Teerã, matando cerca de 31 mil pessoas.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário