Pelo menos 348 morrem em terremoto na fronteira entre Irã e Iraque

Pelo menos 348 pessoas morreram em decorrência de um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a região de fronteira entre Irã e Iraque na noite deste domingo, relataram as mídias estatais dos dois países. Seis vítimas estavam no Iraque, e todas as outras 342 no Irã. Equipes de resgate continuam as buscas por dezenas de pessoas presas sob escombros na região montanhosa, e o número de feridos chega a 3.950, no total. O diretor do Crescente Vermelho Iraniano afirmou que mais de 70 mil pessoas precisavam de abrigos de emergência.

A televisão estatal iraniana disse que ao menos 2.500 ficaram feridas. Autoridades locais afirmaram que o número de mortes deve aumentar à medida que equipes de busca e resgate chegarem a áreas remotas do país. O terremoto foi sentido em diversas províncias no oeste do Irã, principalmente na província de Kermanshah, que anunciou três dias de luto.

Mais de 236 vítimas estavam no distrito de Sarpol-e Zahab, na província de Kermanshah, que fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira com o Iraque. A televisão estatal iraniana disse que o terremoto causou grandes danos em algumas aldeias onde as casas eram feitas de tijolos de barro. Os socorristas trabalhavam para encontrar sobreviventes presos em edifícios desabados. O terremoto também desencadeou deslizamentos de terra que impediram os esforços de resgate, disseram autoridades à mídia local. Pelo menos 14 províncias no Irã foram afetadas.

O líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, ofereceu suas condolências na segunda-feira (13), pedindo a todas as agências governamentais que façam tudo o que pudessem para ajudar os afetados.

Em Bagdá, muitos moradores fugiram de suas casas e edifícios altos quando tremores sacudiram a capital iraquiana.

Cenas semelhantes se desenrolaram em Erbil, a capital da região do Curdistão, e em outras cidades do norte do Iraque, perto do epicentro do terremoto. Funcionários de saúde curdos disseram que pelo menos seis pessoas morreram no Iraque e pelo menos 68 ficaram feridas. O Ministério de Saúde do Iraque disse que a área mais afetada era o distrito de Darbandikham, perto da fronteira com o Irã, onde pelo menos 10 casas desabaram e o único hospital do distrito estava gravemente danificado.

A eletricidade foi cortada em diversas cidades iraquianas e iranianas e medo de tremores secundários fizeram milhares de pessoas nos dois países deixarem suas casas e ficarem nas ruas. O centro sismológico iraniano registrou cerca de 118 réplicas do terremoto e disse que outros eram esperados.

O tremor foi sentido na capital, Bagdá, e em países próximos a Iraque e Irã, como Paquistão, Turquia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Israel, Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Líbano, Armênia e Azerbaijão. De acordo com o o Serviço Geológico dos Estados Unidos, 70 milhões de pessoas tenham sentido o terremoto.

O Irã fica sobre linhas de falha e é propenso a tremores frequentes. Um terremoto de magnitude 6,6 em 26 de dezembro de 2003, devastou a histórica cidade de Bam, a mil qulômetros a sudeste de Teerã, matando cerca de 31 mil pessoas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.