Pernambuco em alerta para casos de gripe

GripeOs casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram um aumento de 29% em Pernambuco. O percentual refere-se ao período de 1º de janeiro até 27 de março deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Já são 280 casos de SRAG contra 217 no ano passado. Os quadros têm crescido em decorrência da influenza H3N2, que já teve 29 confirmações de doentes no Estado contra nenhuma em 2016. Não há confirmação de morte por enquanto. Diante da situação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu uma recomendação aos serviços de saúde e anunciou o início da campanha vacinal contra gripes para o próximo dia 17.

A Folha de Pernambuco havia antecipado no fim do mês passado que o período de influenzas havia se antecipado e que o vírus H3N2 era o vilão da vez. “Nos dois últimos anos, verificamos, no Brasil, que a sazonalidade dos vírus respiratórios iniciou antes do período esperado – em fevereiro, quando normalmente é a partir de março. Acreditamos que a notificação tem chegado em tempo oportuno, o que possibilita que todas as medidas necessárias sejam tomadas”, avaliou a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Antunes.

Ainda segundo ela, a notificação de SRAG é obrigatória e imediata. No alerta foi destacada a necessidade para que as cidades mantenham em dia os estoques da droga oseltamivir, fornecida pelo Ministério da Saúde (MS).

Público-alvo
Sobre a imunização, os primeiros indivíduos a serem vacinados são os profissionais de saúde. Na sequência estão programados os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos idade, gestantes, puérperas, indígenas, doentes crônicos, adolescentes sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Também estão incluídos para a vacinação, este ano, os professores das escolas públicas e privadas. No total, 2,3 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

No retrato dos adoecimentos por SRAG, as crianças têm se mostrado mais vulneráveis este ano. O público menor de 2 anos de idade soma 162 casos; as de 2 até 4 anos contam 44 casos; e entre 5 a 9 anos há 15 registros. Esses números são quase 80% dos registros.

No mapa da síndrome há concentração dos casos graves na 1ª Gerência de Saúde (217 casos), que engloba toda a Região Metropolitana do Recife. Somente na Capital são 91 registros, ou seja, 32,5%.

Além dos casos graves, também houve um aumento na demanda de pacientes com síndrome gripal. “Estava com muita febre há dois dias, tosse seca, dor no corpo e na cabeça. Já fiz exame de sangue e raio-x para verem o que é”, contou a auxiliar administrativa Ana Paula Barbosa, 24 anos, no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira.

O grande volume de casos em crianças causou tumulto, esta semana, no Hospital Helena Moura, no Recife. A unidade ficou superlotada e parentes de pacientes entraram em atrito com os médicos para serem atendidos.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.