Pernambuco: ultraleve cai e piloto de Caruaru morre carbonizado
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV) desenvolveram um novo tipo de cimento a partir da cinza do caroço de azeitona e dos resíduos procedentes de alto-fornos, uma alternativa mais sustentável aos cimentos utilizados atualmente e a primeira fabricada somente com esses materiais. Informação da agência EFE.
Jordi Payá, estudioso do Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto (ICITECH) da UPV, afirmou que o novo produto se destaca, especialmente, pela baixa pegada de carbono e por causar um impacto menor ao meio ambiente. Segundo ele, o trabalho abre uma nova via de negócio para o aproveitamento e a valorização energética dessa biomassa.
De acordo com o pesquisador, o processo para a fabricação é “muito simples”, já o resíduo da combustão dos caroços e das outras partículas é moído, a dose adequada de um e de outro é estabelecida e tudo é misturado com água.
O novo cimento apresenta também bom desempenho mecânico, pois tem resistência suficientemente elevada para a aplicação na construção (300 quilos por centímetro quadrado para compressão), especialmente em pré-fabricados.
Entre as suas novidades, os pesquisadores ressaltaram a substituição do reativo químico – caro e com significativa pegada de carbono – necessário em outros cimentos de ativação alcalina analisados anteriormente pela cinza do careço da azeitona.
“O nosso trabalho agora está focado em melhorar a fórmula para obter melhor desempenho e estudar durabilidade e opções de aplicação”, revelou Payá.
* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados
Na manhã deste sábado (11), um ultraleve caiu em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. Na queda a aeronave incendiou e o piloto morreu carbonizado. O acidente aconteceu por volta das 10h.
A vítima, de 47 anos, morava em Caruaru (PE) e havia chegado no hotel nesta manhã. Como costumava se hospedar no local, a aeronave já estava no estabelecimento.
Segundo testemunhas, o piloto costumava passear no ultraleve com instrutor, mas dessa vez decidiu ir sozinho. O acidente ocorreu no momento do pouso da aeronave.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que enviou quatro viaturas de moto-resgate ao local, não se sabe as causas do acidente. O Samu também foi acionado e enviou ao local resgate aéreo e uma ambulância de suporte avançado.
Fonte: Waldiney Passos
Nenhum comentário