PF prende suspeito de liderar quadrilha de golpes com cartões de crédito

Cartões eram clonados e usados em golpes (Foto: Ascom PF)A Polícia Federal em Pernambuco informou, na manhã desta sexta-feira (13), a prisão de um homem foragido da Justiça de dois estados e suspeito de liderar uma quadrilha de clonagem de cartões de crédito que agia em vários estados do Brasil. A captura ocorreu na quinta-feira (12), no Janga, em Paulista, no Grande Recife.

A ação fez parte da ‘Operação Cartão Vermelho’, deflagrada em 2016. O objetivo era desarticular o grupo, apontado com o responsável por golpes de R$ 600 mil contra a Caixa Econômica Federal (CEF). O suspeito estava cumprindo pena no regime semiaberto no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. Tem extensa ficha criminal, de acordo com a Polícia Federal. Ele se diz comerciante e informa três datas e três locais de nascimento diferentes: uma no Rio Grande Norte e duas em Pernambuco.

Ele foi preso diversas vezes por estelionato, em 2010. Chegou a ser condenado a um ano e quatro meses por roubo, no Rio Grande Norte.

Em 2011, 2014 e 2015, foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco. Em uma das ocasiões, tentava comprar 14 garrafas de whisky utilizando cartão clonado num supermercado da Zona Norte do Recife. Acabou sendo condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão.

Prisão
Os agentes federais cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pela 36ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco. O homem é suspeito de crimes de estelionato contra órgão público e associação criminosa.

De acordo com a PF, por causa do alto grau de periculosidade, a prisão teve que ser feita com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção e do Núcleo Especial de Polícia Marítima. Não houve resistência.

Na casa do suspeito, os agentes federais encontraram R$ 4 mil, 4 cartões de crédito possivelmente clonados, oito chaves-mestras para abrir portas, um notebook, dois pen drives, um telefone celular, uma impressora, um monitor, 12 roteadores de internet, além de cinco caixas de transmissores de sinal de celular para TV. Ele também estava com uma caminhonete de luxo e placas de carro clonadas.

O suspeito foi autuado por estelionato contra órgão público e associação criminosa. Caso seja condenado, pode pegar penas que variam de um a oito anos de reclusão. Ele passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, na área central do Recife.

Encaminhado para audiência de custódia, teve a prisão confirmada. Em seguida, foi levado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Em seu interrogatório o preso usou do seu direito constitucional de só falar em juízo, não dando detalhes sobre sua participação criminosa nos seus vários delitos.

Cartão Vermelho
A ‘Operação Cartão Vermelho’ investiga crimes praticados entre 2013 e 2014. Ao todo, 30 policiais federais foram distribuídos em cinco equipes e deram cumprimento na época a seis mandados em Paulista e Olinda, no Grande Recife.

As investigações tiveram início no ano de 2014, a partir de uma informação enviada à Polícia Federal contendo relatos de uma empresa prestadora de serviço da Caixa Econômica Federal que gerenciava cartões de crédito. Segundo a denúncia, havia sido detectada uma grande incidência de clonagem de cartões de crédito na região metropolitana.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.