Presídios do Rio registraram 11 mortes por doença nos nove primeiros dias de 2017

Neste ano, morreu mais de um preso por dia no Rio de Janeiro. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), foram 11 mortes em cadeias do Rio de Janeiro apenas nos nove primeiros dias de 2017. Todas por doenças.

A Seap afirma que todos os casos são apurados por uma sindicância interna, e os corpos são encaminhados ao Instituto Médico Legal para perícia. O aumento destes casos preocupa a Defensoria Pública do estado. Nos últimos seis anos, o número de mortes nos presídios mais que dobrou. Segundo a instituição, em 2010, foram 177 mortes. Já no ano passado foram 253 óbitos. O coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria, Marlon Barcellos, relaciona este crescimento com a superlotação dos presídios.

Sonora: “A gente tendo um quadro de superpopulação carcerária, que sobrecarrega o sistema de saúde, a velocidade com que  essas mortes foram evoluindo é grande. E acompanha  velocidade de deterioração dos serviços prestados na unidade.”

O defensor Marlon Barcellos diz que o estado pode ser responsabilizado mesmo em casos de mortes por doenças.

Sonora: “Qualquer morte faz com que o estado venha a responder, seja uma morte violenta ou por motivo de saúde. Um trabalho a ser demonstrado numa ação judicial é que ainda que o Estado tivesse prestado toda a asssitência possível, essa pessoa teria falecido. Neste caso, o Estado não responde porque não haveria vínculo. Mas a gente sabe que o serviço de saúde é falho. Não tem medicamento suficiente para as pessoas.”

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que, atualmente, as unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro tem 27.242 vagas mas abrigam mais de 51 mil internos, sendo que mais de 21 mil são presos provisórios.

A socióloga e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, Julita Lemgruber, diz que a superlotação está relacionada com o número de presos provisórios

Sonora: “Já fizemos vrios monitoramentos e provamso que a maior parte dos presos 55% provisário acabam recebendo uma pena diferented da pena de prisão quando eles são julgasods. isso contribui para essa superlotcação.”

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) propôs a formação de colegiado de diversos órgãos estaduais para elaborar plano de redouça da superlotação dos presídios fluminenses. A criação do grupo foi solicitada ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, diante do aumento de 50% no número de detentos entre 2013 e 2016, período em que os presídios ganharam apenas 0,6% a mais de vagas.

Entre as medidas propostas pelo MP está o remanejamento de presos, a recuperação de vagas indisponíveis por interdição e a comunicação aos juízos criminais sobre presos provisórios com mais de 90 e 180 dias de encarceramento. O objetivo do grupo será reduzir a superlotação dos presídios a 137,5% nas prisões masculinas e 110% nas femininas.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.