Principal barragem da RMR atinge 90% da capacidade

Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo AgostinhoA Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, é o manancial que está respondendo mais positivamente aos efeitos das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), as chuvas registradas entre quarta (31) e quinta-feira (1°) conseguiram acumular mais 4,3% e hoje o reservatório está com 90,73% da capacidade, o que corresponde a um volume de 55 milhões 234 mil m³. Pirapama é o sistema mais importante da RMR por ter a maior capacidade de distribuição de água, sendo responsável por 35% do atendimento, contemplando áreas planas do Recife, Cabo e bairros de Jaboatão dos Guararapes.

No entanto, mesmo que a barragem atinja a sua capacidade máxima, não haverá alteração na distribuição de água nas áreas atendidas por Pirapama, porque a Compesa informou que já trabalha com a capacidade máxima de tratamento de água do sistema. Ainda segundo a companhia, a boa notícia é que o volume de água acumulado até hoje na barragem dá tranquilidade para administrar o abastecimento até o próximo verão.

Mesmo com o bom índice, Pirapama foi a segunda barragem que mais acumulou água. De acordo com a Compesa, as chuvas foram mais intensas na área de influência da Barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes. O reservatório, o menor em volume de armazenamento dos quatro que compõem o complexo de sistemas de abastecimento de água que atende o Grande Recife, aumentou 13,39% da sua capacidade.

O manancial tem a capacidade de acumular 24 milhões e 199 mil m³ de água e hoje está com 13 milhões e 413 mil m³- do total. No monitoramento realizado na quarta, Duas Unas apresentou um resultado de 41,84 %.

Em terceiro lugar, vem a Barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, que acumulou mais 2,14 % e passou a registrar 46,16%. Tapacurá é o maior reservatório para abastecimento humano da RMR, com capacidade máxima para acumular 94 milhões e 200 mil m³ e está agora com 43 milhões 480 mil m³ de água.

A Barragem de Botafogo, em Igarassu, continua sendo o manancial a receber a menor contribuição de chuvas na RMR. O reservatório só conseguiu acumular mais 1,38% de quarta para quinta, passando para 16,27%. O reservatório está com 4 milhões e 489 mil m³ de uma capacidade total de 27 milhões e 595 mil m³. Essa barragem é a principal fonte de abastecimento de água para as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. A situação de Botafogo ainda é considerada crítica para os técnicos da Compesa.

Agreste do Estado
No Agreste, a cidade de Buíque, distante 284 km do Recife, está sendo beneficiada com o aumento do nível da Barragem Mulungu, que alcançou 60% da sua capacidade máxima – 1,3 milhões m³ de água, segundo a Compesa. O manancial responde por 65% da água fornecida para o município e, somado à produção do Sistema do Vale do Catimbau, permitiu a redução do rodízio de abastecimento para os 17,8 mil habitantes. A partir deste mês, serão dois dias com água e quatro dias sem. Antes, o calendário de distribuição era de quatro dias com água e oito dias sem.

A acumulação de água em Mulungu começou a elevar no final do mês de abril, quando a barragem registrou 14% do seu nível, e a companhia pôde voltar a utilizar a água do manancial. Em função da estiagem, a Barragem Mulungu tinha deixado de fornecer água para Buíque em outubro de 2015. Antes das chuvas, o abastecimento da cidade só contava com o Sistema do Vale do Catimbau, que foi construído pela Compesa para complementar o abastecimento da cidade. O sistema é alimentado pela água explorada de três poços e entrou em operação no ano de 2015.

Além de Buíque, a água da Barragem Mulungu também será destinada ao abastecimento do distrito de Guanumbi, que possui um pouco mais de 700 moradores. A localidade, que não estava sendo abastecida pela rede, desde agosto do ano passado, volta a ter água nas torneiras este mês.

Previsão de chuvas
Em relatório produzido às 16h desta quinta-feira (1°), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, nas próximas 24 horas, deve cair chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada, principalmente no período da noite, no Grande Recife, Mata Sul e Agreste. As duas últimas regiões têm cidades em estado de emergência por conta das chuvas que caem desde o último final de semana e enchentes.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.