Problemas cardiovasculares causam 29% das mortes em PE

O cardiologista Paulo Sérgio destaca que prevenção é primordialQuase 260 mil mortes já ocorreram no Brasil por doenças cardiovasculares, de janeiro de 2017 até esta quinta-feira (28). A conta é do cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A estimativa é de uma morte por minuto, em média. Em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os problemas do aparelho circulatório são responsáveis por 29% das mortes no Estado, anualmente. Já entre as doenças circulatórias, o infarto agudo do miocárdio é a que mais mata, com cerca de 5,5 mil óbitos todos os anos.

As enfermidades cardiovasculares envolvem problemas do aparelho circulatório e do coração. Apenas com a doença isquêmica do coração, que inclui o infarto do miocárdio, o País teve uma média de 50,9 mil mortes por 100 mil habitantes nos últimos anos. O número representa cerca de 9% das causas de óbito geral dos brasileiros. Nesta sexta-feira (29), Dia Mundial do Coração, a SBC reforça a importância do monitoramento e cuidados cardíacos, seja de forma preventiva, seja de abordagem terapêutica.

“Ainda se morre muito do coração. Porém, isso vem diminuindo em função das campanhas, orientações e das tomadas de vida saudável”, afirmou o cardiologista do Real Hospital Português (RHP) e presidente da SBC em Pernambuco, Paulo Sérgio. O especialista destacou que mudanças no estilo de vida, que passam por hábitos de alimentação balanceada, atividades físicas regulares e distância do tabagismo, são pilares importantes na estratégia de prevenção.

Quando é preciso contornar os casos onde a doença já está instalada a medicina tem evoluído bastante. Paulo Sérgio destacou que o arsenal tecnológico vem contribuindo para a recuperação rápida do paciente e melhores prognósticos. Entre os avanços estão as cirurgias minimamente invasivas e dispositivos inteligentes, que dão cada dia mais autonomia ao cardíaco. “É o mínimo de agressividade com o máximo de eficiência”, pontuou. Entre os avanços, estão implantes por cateter e marcapassos acoplados a desfibriladores.

A dona de casa Gerlane Cavalcante, 20 anos, por exemplo, foi salva com a ajuda desses novos aparatos high tech. Vinte e sete dias após dar à luz seu primeiro filho, ela foi internada às pressas no Hospital Dom Hélder Câmara (HDH) com miocardite periparto, um quadro de insuficiência cardíaca que ocorre em mulheres no final da gestação ou no puerpério (fase pós-parto), e que tem alto índice de mortalidade. “O médico disse que a situação era muito grave e que minha filha só tinha 20% do coração funcionando”, relembrou o pai, o auxiliar de serviços gerais, Ivanildo Cavalcante. Para dar suporte ao coração doente, um artificial entrou em cena: o aparelho de oxigenação por membrana extracorpórea, conhecido por ECMO. Com a ajuda dele, a paciente saiu do risco de morte. Com a função cardíaca estabilizada, hoje Gerlane se recupera em casa.

Para celebrar o Dia Mundial do Coração, A SBC/PE e o RHP promovem nesta sexta-feira (29), por volta das 8h, na Escola Estadual Humberto Castelo Branco, em Teijipió, um ciclo de palestras sobre a saúde do coração, nutrição e psicologia. No local também acontecerá um mutirão de prevenção, com aferição de pressão arterial, o peso e glicemia, além de dicas básicas sobre primeiros socorros.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.