PSB gera nova crise entre Temer e Maia

Henry, por sua vez, se mostrou surpreso com articulaçõesNo dia em que adiou o lançamento do cartão-reforma em Caruaru, no Agreste de Pernambuco – remarcado para o próximo dia 25 – o presidente Michel Temer (PMDB) colocou ainda mais lenha nas divergências partidárias em Brasília. O estopim foi a presença do chefe do Executivo federal no café da manhã da bancada de dissidentes do PSB na casa da líder da sigla na Câmara Federal, Tereza Cristina (MT), na terça-feira (18), por volta de 9h.

O encontro, que não estava inicialmente previsto na agenda oficial do peemedebista, foi visto como uma tentativa de atrair as lideranças insatisfeitas para o PMDB e aprofundou a cizânia do presidente com dirigentes do PSB e do DEM, além de criar desconforto no próprio PMDB. Em especial, as articulações aumentaram a tensão entre Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que também tenta levar os descontentes do PSB para seu partido com o intuito de reforçar seu capital político, diante da possibilidade de assumir a presidência. O encontro de Michel Temer reuniu um grupo de cerca de 10 parlamentares do partido, que ameaçam deixar o PSB devido à ofensiva da Executiva Nacional socialista para punir os deputados que não seguiram a orientação de votar contra as reformas trabalhista e previdenciária. Além de Tereza Cristina, estiveram presentes o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), e os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Fábio Garcia (MT).

Após a reunião, Cristina revelou a intenção de parte dos correligionários de deixar o PSB, afirmando que tanto o PMDB de Temer, quanto o DEM de Maia estão nos planos dos parlamentares descontentes.

Não é à toa que o encontro do chefe do Executivo com os socialistas foi visto como um recado às pretensões do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de atrair os socialistas insatisfeitos para o DEM. Tanto que o democrata recebeu, no mesmo dia, na residência oficial do presidente da Câmara, deputados do PSB para manter firmes suas articulações.

A reação mais forte de insatisfação dos Democratas com a atitude de Temer, contudo, partiu do líder da sigla na Câmara, Efraim Filho (PB), que classificou como desleal a atitude do PMDB de cooptar as lideranças que estavam em negociação com sua agremiação.

O descontentamento com as movimentações, no entanto, não se limitou ao DEM. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e lideranças da sigla que defendem o afastamento de Michel Temer da Presidência também reagiram com indignação. “Eu vejo estupefato que o presidente saia dos seus afazeres de chefe de Estado para os afazeres de chefe de partido.

Promover uma agenda que não estava divulgada oficialmente para fazer coptação de deputados. O ingresso ou saída de deputados é uma questão individual, mas o presidente não pode deixar suas funções para se dedicar ao partido em meio a uma crise que afeta o País”, bateu.

Jantar
Ainda na noite de ontem, Temer se reuniu com Maia, na residência oficial da Presidência, em Brasília. O encontro, promovido pelo ministro Mendonça Filho (Educação), teria servido para aparar as arestas provocadas pelo gesto de Temer.

Os dois saíram lado a lado, no final do jantar, que contou com a participação de diversas lideranças da base, como Bruno Araújo (Cidades). Aliados de Temer e de Maia passaram todo o dia de ontem tentando contonar o mal-estar provocado pela disputado pelo apoio do PSB.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.