Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Rebelião em penitenciária no Rio Grande do Norte deixa pelo menos 10 mortos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, iniciaram uma rebelião em um dos pavilhões, na tarde deste sábado (14). Trata-se de mais um capítulo da guerra entre facções com a morte de ao menos 10 presos.
O motim começou por volta das 16h30 e ainda não foi controlado pelas autoridades estaduais. Os presos teriam invadido o pavilhão 1 e o 5. O pavilhão 5 é uma unidade separada e que faz parte do Complexo de Alcaçuz.
Segundo a assessoria do governo estadual, trata-se de uma disputa entre as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Sindicato do Crime RN, rival do grupo paulista e mais próximo da Família do Norte e do Comando Vermelho.
Em Alcaçuz, segundo fonte ouvida pelo jornal O Estado de S.Paulo, os pavilhões 1,2,3 e 4 são dominados pelo Sindicato do Crime RN e o 5 encontra-se com presos com algum tipo de ligação com o PCC.
De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento da Capital, coronel Osmar, foram deslocados para Alcaçuz equipes dos batalhões de Operações Especiais da Polícia Militar e de Choque, além de várias viaturas de apoio. Os policiais militares estão na área externa da penitenciária.
A Penitenciária de Alcaçuz é considerada a maior unidade prisional do Estado. Ela é formada por cinco pavilhões e tem 5.900 metros quadrados de área construída.
Informações publicadas no site da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania mostram que Alcaçuz tem um total de 620 vagas e abriga atualmente uma população prisional 1.083 presos em regime fechado.
Fonte: R7
Nenhum comentário