Retirada das baronesas das margens do São Francisco deveria ser feita também em Juazeiro, diz Gonzaga Patriota
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) elogiou, em discurso na tribuna da Câmara nesta terça-feira (06), a ação que resultou na retirada das plantas aquáticas da Orla de Petrolina (PE). “Em tão pouco tempo, o prefeito Miguel Coelho já tirou essas baronesas que tanto prejudicam nosso Rio. Peço ao deputado Daniel Almeida que faça com que o prefeito de Juazeiro faça o mesmo”, declarou o parlamentar.
A ação foi realizada nos primeiros 100 dias do governo do gestor socialista na cidade pernambucana. Após zoneamento das áreas com infestação de baronesas e georreferenciamento de uma área com 4 km de extensão, entre o Iate Clube e o Porto de Petrolina, foi realizada a coleta da vegetação.
Para que as baronesas são voltem a se proliferar na área, foram projetadas contenções física e o controle biológico das plantas. Amostras da água também foram retiradas para a segunda parte do projeto, que visa à eliminação do esgoto que é despejado através de ligações clandestinas no Rio São Francisco.
“Não adianta retirar as baronesas sem acabar com o esgoto que vai parar no rio e vice-versa. Somente com esse trabalho conjunto é que vamos, finalmente, atender uma demanda antiga da população e ainda fazer com que o nosso São Francisco possa ser tratado como merece e continue contribuindo com o desenvolvimento de Petrolina e toda a nossa região”, destacou o diretor-presidente interino da AMMA, Manoel Rafael de Oliveira Neto. A iniciativa terá parceria com a Compesa.
As baronesas
As baronesas são plantas aquáticas que ocorrem principalmente onde há sinais de poluição. Elas funcionam como uma espécie de filtro, se alimentando dos dejetos. Ainda, são bioindicadoras de ambiente eutrofizado, ou seja, onde são registradas altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes como nitratos e fósforo, o que reduz a oxigenação da água e tem impacto direto na fauna e na flora da mata ciliar.
Apesar de beneficiarem o ambiente como um filtro natural e proporcionarem sombra, abrigo e alimento para moluscos, larvas, répteis, alevinos, anfíbios e insetos, entre outros seres vivos, as plantas aquáticas também podem ser prejudiciais a eles, pois absorvem os nutrientes disponíveis na água. Além disso, no mesmo processo em que liberam oxigênio e retiram o gás carbônico da água, ao fazerem a fotossíntese durante o dia, as plantas aquáticas ao respirarem em excesso passam a disputar oxigênio com os peixes.





Nenhum comentário