Seca deve elevar as tarifas de energia

O efeito estiagem tem afetado os reservatórios das usinas hidrelétricasApós seis anos consecutivos de seca, o rastro do flagelo deixado nas inúmeras cidades do Nordeste também impôs uma dura realidade ao setor elétrico do País. Um estudo realizado pelo Grupo Safira Energia, uma das principais consultorias em análises e inteligência do segmento energético no Brasil, revela que o efeito estiagem tem afetado os reservatórios das usinas hidrelétricas da Região, que atingiram a marca de 17%, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Para atender a demanda e preencher esse déficit, tornou-se constante o intercâmbio de carga, em média, de 1,5 mil MWmed por dia, proveniente das bacias das regiões Sudeste e Sul. Se esse cenário permanecer em 2017, é possível que o rebatimento nas tarifas deste ano seja maior que o esperado pelo mercado.

O analista de mercado da consultoria, Lucas Rodrigues, explica que o estudo mostra o cenário atual como resultado do agravamento da seca, iniciada em meados de 2013. “Vemos hoje na região a piora nas afluências e o menor volume de armazenamento, se comparado a 2014”, diz.

A possibilidade de melhora da geração eólica e do consumo continuar estável garante uma transferência de energia reduzida, equilibrando os valores entre os submercados. “Devido ao período úmido se intensificar no final do ano, é esperado que este mês os reservatórios da região comecem a responder, apontando uma recuperação e sinalizando uma perspectiva positiva para março e abril”, explica.

Um alento é que o Nordeste vem se caracterizando como um importante polo de usinas eólicas e solares, em função de suas características geográficas. No entanto, o sistema ainda é altamente dependente das fontes hidráulica e térmica, que encarecem o custo com a operacionalização do sistema.

De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), de janeiro a setembro de 2016, foram adicionados 2,4 Gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia eólica, entretanto, na visão do especialista, a potência instalada para as fontes renováveis ainda é baixa, 13 GW – considerando eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e fotovoltaicas, com a geração solar correspondendo a pouco mais de 0,02% da capacidade nacional.

De acordo com o especialista do setor elétrico, José Antônio Feijó, o fato de a economia não ter respondido positivamente contribuiu para que não houvesse apagão. “O rio São Francisco está passando por uma situação difícil. As cabeceiras registraram recentemente vquase 2 mil metros cúbicos por segundo chegando por Sobradinho, o que dá um sinal de alívio. Teve épocas em que chegava pouco mais de 400 metros cúbicos. Ou seja, já existe uma resposta. Porém, não se sabe se esse será o quadro deste ano. Continuamos dependendo de São Pedro”, avalia.

Na visão do sócio da Prime Energy, Mateus Tolentino, informações meteorológicas dão conta de que não teremos uma recuperação dos níveis este ano. “O que dificulta a transição dos que pensam em ir para o mercado livre, porque, a partir do momento em que a seca se acentua, o custo do PLD (que regula o preço na energia naquele mercado) no Nordeste aumenta. Ou seja, passará a não ser interessante ser um cliente livre”, comenta. Em tese, o megawatt nesse mercado é menor que o oferecido pela distribuidora de energia de cada estado. Somente os clientes de alta tensão podem ir para o mercado livre.

Fonte:Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.