Servidor: Estado e União concluem plano que garantirá pagamento do funcionalismo

827u2pd5szzg73ak9iavi5oetProjeto que pode garantir alívio no caixa do Estado do Rio para pagar o funcionalismo, a recuperação fiscal ficará pronta hoje. Diferente de como foi elaborado e apresentado no fim de 2016 — com tramitação no Congresso —, agora, o texto será fruto de acordo entre a União e o governo fluminense para ser apresentado amanhã à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Segundo fontes, a negociação gira em torno da suspensão temporária do pagamento do serviço da dívida do estado com o governo federal. Em três anos, esse débito totaliza mais de R$14 bilhões.

O acordo está sendo elaborado às pressas — ontem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se reuniu com o governo do Rio — por conta das duas liminares concedidas na semana passada pela presidente do Supremo em favor do governo do Rio: ela impediu o bloqueio das contas estaduais pela União.

E a audiência de amanhã no STF, em que será apresentado o projeto de recuperação fiscal, já havia sido agendada pela ministra Cármen Lúcia, o que acabou ‘forçando’ uma negociação mais ágil entre estado e União.

Com as decisões favoráveis ao governo do Rio, a União passou a temer uma enxurrada de ações de outros entes que dessem brecha ao não pagamento de dívida com o governo federal.Na última quarta-feira, inclusive, antes de conceder a segunda liminar favorável ao Rio na mesma semana, Cármen Lúcia recebeu visita de Meirelles para tratar também sobre o tema.

Por isso, para evitar insegurança jurídica e possíveis ações da mesma natureza por outros estados, a presidente do Supremo determinou que houvesse um acordo entre o Rio e a União. Já o mérito da ação ainda terá de passar pelo aval do relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski.

E parece que a ‘jogada política’ da ministra Cármen Lúcia fez efeito. Ontem, Meirelles declarou que a recuperação fiscal será um projeto que salvará as contas do Rio.

“Será um plano que vai de fato resolver a situação do Rio. É um plano de recuperação fiscal que equaciona todo o déficit fiscal do estado para o ano de 2017 e os anos seguintes. Esperamos dar um passo importante na resolução dessa situação dramática em que vive o Rio”, afirmou o ministro da Fazenda, após o encontro de ontem com o governador Luiz Fernando Pezão; o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa; o procurador-geral do estado, Leonardo Espíndola, e outros membros do governo.

“Tenho certeza de que a gente vai chegar a um bom entendimento”, completou o governador Pezão.  No fim de 2016, a União apresentou projeto de recuperação fiscal dos estados em calamidade — Rio, Rio Grande do Sul e Minas Gerais —, mas como a Câmara dos Deputados retirou as contrapartidas dos governos, o presidente Michel Temer vetou o texto. Ele decidiu que a negociação seria com cada estado.

Fonte: O Dia

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.