Sob ameaça do Anonymous, governo não limita banda larga

Depois da repercussão nada positiva, inclusive com ameaças do grupo ativista Anonymous que declarou guerra às autoridades do setor, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, tentou acalmar os ânimos e em nota disse que não haverá mudanças no modelo de banda larga fixa. Antes, ele tinha dito que esse tipo de acesso poderia ter limite de franquia ainda este ano.

Segundo Kassab, o governo federal deverá adotar a partir do segundo semestre uma regulamentação que permitirá que as operadoras de banda larga fixa vendam pacotes com limites de dados ao serviço. A possibilidade desagradou entidades de defesa do consumidor e também o Anonymous, grupo de ativistas hackers. Para o pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Zanatta, a implementação do sistema de franquias na internet fixa iria prejudicar o acesso, em especial, dos mais pobres. “A internet não é só lazer, ajuda as pessoas a ter conhecimento de diversas formas, uma delas é o ensino a distância com os cursos online. As pessoas podem buscar informações, fazer pesquisa de preço, declaração de imposto de renda, entre outros usos”, observa. Ele afirma que o acesso à rede mundial de computadores não deve ser encarado como um serviço qualquer. “Pelo Marco Civil da Internet é um serviço essencial à cidadania”, frisa.

O tema está em fase de consulta pública, aberta a contribuições até 30 de abril.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou nessa sexta-feira (13), que não tem planos de retomar as discussões sobre a adoção de franquia em planos de banda larga fixa. “Não queremos tocar neste assunto tão cedo”, disse.

Ele frisou que a agência não tem a intenção de autorizar a franquia da banda larga em curto ou médio prazo. Quadros disse que o tema continua em análise na agência reguladora, embora não haja prazo para conclusão do estudo. “A Anatel não pode deixar de analisar o assunto”, disse. Para ele, o tema está relacionado à prestação e à fiscalização do serviço de banda larga fixa.

No fim da tarde dessa sexta-feira (13), o grupo Anonymous cumpriu a promessa de atormentar as autoridades brasileiras e publicou dados pessoais e sigilosos de Gilberto Kassab e o banco de dados Anatel. “Esse vazamento é uma pequena demonstração do que somos capazes de fazer”, disse o grupo nas redes sociais.

CLÁUSULAS

Idec notificará empresas da proibição

Por decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a adoção de franquias na banda larga fixa está proibida até que seja concluído o processo de discussão do tema, segundo o pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Zanatta. “Assim, nós vamos notificar, na próxima semana, as três principais empresas do setor sobre essa proibição”, diz.

De acordo com ele, Oi, Claro/Net e Telefônica/Vivo, devem retirar dos contratos qualquer tipo de limitação de uso da internet. “São cláusulas nulas”, diz.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, frisou nessa sexta-feira (13) que a cautelar que proíbe as operadoras de limitar a quantidade de dados enviados e recebidos pelos usuários continua a valer.

A coordenadora institucional da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, frisa que o corte da internet pelas empresas prestadoras do serviço só pode acontecer mediante a falta de pagamento do consumidor. (JG com agências)

Fonte: O Tempo
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.