Temer associa Previdência à sucessão de 2018

Num instante em que seus aliados fogem da reforma da Previdência sob o argumento de que a proposta é um estorvo eleitoral, Michel Temer adotou uma pregação que vai na direção oposta. Em jantar com dez ministros e cerca de 20 deputados governistas, o presidente expôs a tese segundo a qual as mexidas previdenciárias funcionariam como um tônico capaz de energizar uma candidatura presidencial de centro.

Nessa versão, exposta por Temer na noite de domingo, na residência funcional do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a reforma da Previdência consolidaria o processo de soerguimento da economia. A consequência seria um PIB mais vistoso, com a restauração  do mercado de trabalho. E o efeito político seria a transformação do fim da recessão em votos para um presidenciável vinculado ao governo e sustentado por uma ampla coligação de legendas governistas.

Presente ao jantar, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ambiciona tornar-se o candidato do arranjo exposto pelo presidente. Ele aparece na mais recente pesquisa presidencial do Datafolha com apenas 1% das intenções de voto. Em privado, os ministros palacianos Eliseu Padilha e Moreira Franco disseminam a fantasia de que o próprio Temer, também com 1% na pesquisa, pode candidatar-se à reeleição, pois a bonança econômica dissolveria sua impopularidade.

Encrencados junto com Temer na segunda denúncia criminal que a Câmara congelou, Padilha e Moreira articulam em causa própria. Ambos ambicionam manter o escudo do foro privilegiado no governo a ser instalado em janeiro de 2019.

No meio da semana a plateia vai saber se a lábia de Temer surtiu efeito. Líderes dos partidos representados no repasto oferecido por Rodrigo Maia comprometeram-se a sondar suas bancadas novamente. Juntas, essas legendas somam algo como 320 votos. Mas não se dispõem a entregar, por ora, os 308 votos de que o Planalto necessita para desencalhar a proposta de emenda constitucional da reforma da Previdência, aprovando-a na Câmara. Os líderes ficaram de dar uma repostra até quarta ou quinta-feira.

Fonte: Magno Martins

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.