Transplante de mão em criança nos EUA é sucesso

Harvey teve as mãos e os pés amputados quando tinha dois anos, por conta de uma septicemiaA primeira criança do mundo a se submeter a um duplo transplante de mão agora pode escrever, comer e se vestir sozinha, disseram os médicos, declarando que a operação inédita foi um sucesso após 18 meses. O relatório no The Lancet Child & Adolescent Health dá a primeira atualização médica oficial sobre Zion Harvey, de 10 anos, que se submeteu a uma cirurgia para substituir as duas mãos em julho de 2015.

“Dezoito meses após a cirurgia ele é mais independente e consegue completar atividades cotidianas”, afirmou Sandra Amaral, médica no Hospital da Criança da Filadélfia, onde a operação aconteceu.  “Ele continua a melhorar à medida que realiza a terapia diária para aumentar a função da mão, além do apoio psicossocial para ajudar a lidar com as demandas da cirurgia”. Harvey teve as mãos e os pés amputados quando tinha dois anos, decorrente de uma septicemia. Ele também fez um transplante de rim.Zion Harvey já estava tomando imunossupressores para evitar qualquer reação ao rim, que era um fator-chave em sua operação de transplante de mão, que durou mais de 10 horas.

Os remédios imunossupressores devem ser tomados continuamente para prevenir que o corpo do paciente rejeite o transplante. Esses medicamentos acarretam riscos como diabetes, câncer e infecções.

Os médicos analisaram os desafios e os sucessos que Harvey e sua família enfrentaram, observando que uma grande equipe de especialistas estava apoiando-os em todos os momentos.

O menino “sofreu oito rejeições de mãos, incluindo episódios sérios durante o quarto e o sétimo mês de seu transplante”, disse o relatório. “Todos estes foram revertidos com medicamentos imunossupressores sem afetar a função de suas mãos”. Harvey continua a tomar quatro imunossupressores e um esteroide.

“Embora os resultados funcionais sejam positivos e o menino se beneficie de seu transplante, essa cirurgia tem sido muito exigente para ele e sua família”, disse Amaral.

Antes do duplo transplante de mão, Harvey tinha uma “capacidade limitada de se vestir, se alimentar e tomar banho por meio de processos adaptados, usando seus membros residuais ou equipamento especializado”, afirmou o relatório.

As mãos do doador ficaram disponíveis em julho de 2015, após a morte de uma criança.

Mobilidade
Poucos dias depois da cirurgia, Harvey descobriu que poderia mover os dedos usando os ligamentos de seus membros remanescentes.

“A regeneração dos nervos significa que ele poderá mover os músculos das mãos transplantados e sentir o toque dentro de cerca de seis meses, quando também conseguirá comer e pegar uma caneta para escrever”, segundo o relatório.

Os exames mostram que seu cérebro está se adaptando às novas mãos, desenvolvendo novos caminhos para controlar o movimento e ter sensações.

“O primeiro transplante duplo de mão no mundo em uma criança foi bem-sucedido em circunstâncias cuidadosamente consideradas”, de acordo com o relatório.

O primeiro transplante de mão bem-sucedido em um adulto foi concluído em 1998.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.