UPAE e HDM/IMIP de Petrolina fazem balanço de atendimentos realizados durante o período de carnaval
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Durante o período da folia de momo – entre 0h de sábado (25/02) e as 23h59 da terça-feira (28/02) – as unidades estaduais geridas pelo IMIP em Petrolina registraram um total de 1.745 atendimentos, sendo 1.135 na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e 610 no Hospital Dom Malan.
Os números refletem um carnaval de relativa tranquilidade para os serviços de urgência e emergência clínica/odontológica e materno/infantil. Este cenário positivo, também encontrado em toda a rede de saúde de Pernambuco, contribuiu para a redução geral de 25% no número de atendimentos do estado, quando comparado ao ano anterior.
Outro dado interessante é que, assim como na região metropolitana, não houve registro de nenhum óbito relacionado à festa nas duas unidades.
Detalhando melhor os números, na UPAE, por exemplo, visualiza-se que a maior demanda foi para a clínica médica (1.069), seguida pela quantidade de procedimentos (230) – que inclui suturas, raios-X e eletrocardiograma – e atendimentos odontológicos (66). Já no HDM, quase 100% dos registros foram contabilizados na urgência e emergência. Além disso, a unidade materno/infantil realizou 48 procedimentos e 3 remoções, demonstrando a alta resolubilidade do hospital.
“Estivemos durante todo o período carnavalesco com os nossos serviços de urgência e emergência funcionando normalmente, inclusive com a escala de profissionais completa para dar suporte à população. A redução do número de atendimentos em todo o estado deve ser comemorada, pois significa que tivemos um carnaval mais tranquilo e de paz”, avalia a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar.
Para o superintendente do Dom Malan, Etiel Lins, o balanço também é positivo: “Somos uma unidade materno/infantil de alto risco e temos dado prioridade aos casos classificados pelo Ministério da Saúde como amarelo [urgente] e vermelho [emergência]. Mas, também buscamos acolher a demanda da população em períodos sazonais. Fazemos parte da rede de saúde de Pernambuco e atuamos como parceiros”.
Nenhum comentário