Ao longo deste mês, o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) devem se concentrar em melhorar as ações de divulgação e de ampliação da rede de venda de créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Essa foi uma das definições de uma reunião, realizada na segunda-feira (17) junto à Promotoria de Transportes do Ministério Público Estadual (MPPE), acerca da extinção do pagamento da tarifa em dinheiro, que já vigora em 32 linhas de ônibus da Região Metropolitana.
A medida, intensificada em março deste ano, vem gerando reclamações de passageiros. Os órgãos envolvidos devem se reunir novamente em maio para avaliar os ajustes que serão feitos. Por ora, permanece suspensa, desde a última sexta-feira, a ampliação do número de linhas em que o embarque só é permitido com o uso do VEM. A determinação partiu do governador do Estado, Paulo Câmara, após a percepção de que a medida, sem divulgação e disponibilização de acesso à rede da bilhetagem eletrônica em níveis satisfatórios, estava prejudicando os usuários.
A linha 033-Aeroporto, que entraria nessa lista na última segunda-feira (17), teve a migração para a modalidade suspensa, assim como a 511-Alto do Mandu, que integraria o novo modelo a partir da próxima segunda-feira. Os cobradores desses itinerários seguem aceitando o pagamento em espécie. Já nas 32 linhas em que a medida valia, contudo, o embarque segue acontecendo só com o VEM.
Segundo a Urbana-PE, a recarga dos cartões VEM pode ser feita no Posto de Atendimento da rua da Soledade, nas estações de BRT, nos terminais integrados, em mais de 500 pontos descentralizados e por meio do aplicativo Ponto Certo.
Nas próximas semanas, o app Cittamobi também terá essa funcionalidade. Já a aquisição do bilhete pode ser feita na rua da Soledade, nas estações de BRT, nos terminais integrados e nos ônibus que estão operando exclusivamente com o VEM. Em breve, também será iniciada a venda de cartões pré-carregados em locais com maior fluxo de passageiros.
Cobradores
Além das dificuldades para os usuários, a extinção do pagamento em dinheiro também tem impactado a rotina dos cobradores. Nas 32 linhas afetadas pela mudança, eles já não estão mais presentes. Na semana passada, a medida motivou um protesto de trabalhadores da Rodoviária Caxangá, que opera 54 linhas da Zona Norte do Recife e de Olinda.
Por dois dias, nenhum ônibus da empresa circulou, prejudicando cerca de 240 mil pessoas. Os cobradores alegaram que 77 funcionários haviam sido demitidos, entre eles, 30 cobradores. A Urbana-PE negou, afirmando que os desligamentos não tiveram relação com a nova política de bilhetagem eletrônica e acrescentando que, nos últimos meses, 314 já foram promovidos e 89 estão em escolas de formação de motoristas.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
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