Venda de créditos do Vale Eletrônico Metropolitano será ampliada

Além dos usuários do sistema, a extinção do pagamento em dinheiro também tem gerado impacto na rotina dos cobradoresAo longo deste mês, o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) devem se concentrar em melhorar as ações de divulgação e de ampliação da rede de venda de créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Essa foi uma das definições de uma reunião, realizada na segunda-feira (17) junto à Promotoria de Transportes do Ministério Público Estadual (MPPE), acerca da extinção do pagamento da tarifa em dinheiro, que já vigora em 32 linhas de ônibus da Região Metropolitana.

A medida, intensificada em março deste ano, vem gerando reclamações de passageiros. Os órgãos envolvidos devem se reunir novamente em maio para avaliar os ajustes que serão feitos. Por ora, permanece suspensa, desde a última sexta-feira, a ampliação do número de linhas em que o embarque só é permitido com o uso do VEM. A determinação partiu do governador do Estado, Paulo Câmara, após a percepção de que a medida, sem divulgação e disponibilização de acesso à rede da bilhetagem eletrônica em níveis satisfatórios, estava prejudicando os usuários.

A linha 033-Aeroporto, que entraria nessa lista na última segunda-feira (17), teve a migração para a modalidade suspensa, assim como a 511-Alto do Mandu, que integraria o novo modelo a partir da próxima segunda-feira. Os cobradores desses itinerários seguem aceitando o pagamento em espécie. Já nas 32 linhas em que a medida valia, contudo, o embarque segue acontecendo só com o VEM.
Segundo a Urbana-PE, a recarga dos cartões VEM pode ser feita no Posto de Atendimento da rua da Soledade, nas estações de BRT, nos terminais integrados, em mais de 500 pontos descentralizados e por meio do aplicativo Ponto Certo.
Nas próximas semanas, o app Cittamobi também terá essa funcionalidade. Já a aquisição do bilhete pode ser feita na rua da Soledade, nas estações de BRT, nos terminais integrados e nos ônibus que estão operando exclusivamente com o VEM. Em breve, também será iniciada a venda de cartões pré-carregados em locais com maior fluxo de passageiros.
 
Cobradores
Além das dificuldades para os usuários, a extinção do pagamento em dinheiro também tem impactado a rotina dos cobradores. Nas 32 linhas afetadas pela mudança, eles já não estão mais presentes. Na semana passada, a medida motivou um protesto de trabalhadores da Rodoviária Caxangá, que opera 54 linhas da Zona Norte do Recife e de Olinda.
Por dois dias, nenhum ônibus da empresa circulou, prejudicando cerca de 240 mil pessoas. Os cobradores alegaram que 77 funcionários haviam sido demitidos, entre eles, 30 cobradores. A Urbana-PE negou, afirmando que os desligamentos não tiveram relação com a nova política de bilhetagem eletrônica e acrescentando que, nos últimos meses, 314 já foram promovidos e 89 estão em escolas de formação de motoristas.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.