Deputado Gonzaga Patriota destaca os 100 anos do Chalé Villa Maria, de Veremundo Soares

Atividades

Em pronunciamento, na tarde desta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota homenageou o Coronel Veremundo Soares. O socialista resgatou a história do Coronel e destacou a importância dele para o desenvolvimento de Salgueiro.

Veremundo trabalhou pela valorização do homem, sua terra e por melhores condições de vida para os salgueirenses. Gerou empregos através da indústria com o curtume, com a empresa geradora de energia elétrica, com fábricas de beneficiamento de algodão, de óleo vegetal e de saboaria. No comércio, a farmácia, o armazém de estivas e a loja de tecidos. E, na agricultura, implantou na fazenda Monte Alegre, a irrigação. Perfurou poços artesianos, construiu açudes e trouxe a eletrificação para as propriedades rurais”, afirmou o deputado.

Patriota lembrou ainda dos 100 anos do Chalé Vila Maria, criado pelo Coronel Veremundo Soares. “Parabéns a todos os descendentes de Veremundo Soares e aos Salgueirenses, por mais uma marca na Encruzilhada do Sertão, 100 anos do Chalé Villa Maria”.

Confira o discurso na integra:

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

CHALÉ DE VEREMUNDO -​VILLA MARIA COMPLETA 100 ANOS

Salgueiro, no alto sertão pernambucano, no início do século passado, em 1918, há exatamente 100 anos, recebeu do Coronel Veremundo Soares, o Chalé Villa Maria, nome dado por ele para homenagear a sua saudosa esposa Maria.

Veremundo trabalhou pela valorização do homem, sua terra e por melhores condições de vida para os salgueirenses. Gerou empregos através da indústria com o curtume, com a empresa geradora de energia elétrica, com fábricas de beneficiamento de algodão, de óleo vegetal e de saboaria. No comércio, a farmácia, o armazém de estivas e a loja de tecidos. E, na agricultura, implantou na fazenda Monte Alegre, a irrigação. Perfurou poços artesianos, construiu açudes e trouxe a eletrificação para as propriedades rurais.

Veremundo Soares era adepto das novas tecnologias na área agrícola e as utilizou no cultivo de plantações, em suas propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

O Chalé de Veremundo, Villa Maria, sempre reuniu muitos amigos e familiares para grandes comemorações. Nas campanhas eleitorais recebia renomados políticos em busca de votos locais e conselhos do Coronel Veremundo Soares, dentre eles Agamenon Magalhães, Juscelino Kubitschek e muitos outros que passaram pela história do Chalé de Veremundo.

Como telegrafista da Rede Ferroviária Federal, nos anos sessenta, tive a honra de conhecer o Coronel Veremundo Soares, em sua loja de tecidos, a quem entregava os telegramas e a mercadoria transportada pelo trem. Conheci os seus descendestes, filhos, netos e bisnetos, dentre eles, Erika Soares, minha nora, que na sexta-feira, dia 22 de junho, comemoraram juntos o aniversário do Chalé de Veremundo – Villa Maria, na minha querida Salgueiro.

Parabéns a todos os descendentes de Veremundo Soares e aos Salgueirenses, por mais uma marca na Encruzilhada do Sertão, 100 anos do Chalé Villa Maria.

Deputado GONZAGA PATRIOTA

PSB/PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.