Gonzaga Patriota destaca parceria entre Compesa e governo Britânico e homenageia a decana Dra. Tereza Joacy

Clipping

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destacou durante pronunciamento, na tarde desta terça-feira (13), a parceria entre os governos de Pernambuco e Britânico para aprimorar a eficiência da gestão de água em sistemas de abastecimento da Região Metropolitana do Recife. O parlamentar ainda comentou sobre a sertaneja Dra. Tereza Joacy se tornar decana na defensoria pública de Pernambuco.

Tem uma sertaneja lá de Tabira, defensora pública, agora decana com mais de 50 anos atuando nesse importante trabalho. Minha homenagem a Dra. Tereza Joacy.  E ainda, senhor presidente, 12 anos na Compesa, o grande pernambucano Roberto Tavares fez um convênio entre Pernambuco e o governo Britânico e a gente quer aqui fazer esse registro”, comentou Gonzaga.

A parceria entre os governos de Pernambuco e  Britânico para aprimorar a eficiência da gestão de água em sistemas de abastecimento da Região Metropolitana do Recife foi oficializada.  O Memorando de Entendimento celebrado entre as duas entidades foi assinado pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, Roberto Tavares e pela Ministra Conselheira do Governo do Reino Unido, Emily Shirtcliff. A parceria é uma das ações do Projeto Água Urbana Inteligente, que é um braço do Programa Cidades do Futuro, iniciativa realizada por meio do Prosperity Found, Fundo Prosperidade – Fundo global  financiado pelo Governo Britânico. A parceria prevê investimentos no valor de cinco milhões de libras, nos próximos quatros anos, o equivalente a R$ 25 milhões que serão direcionados a construção de um modelo que defina inovações tecnológicas que permitam a Compesa encontrar soluções eficientes de redução, monitoramento e controle das perdas em sistemas de abastecimento de água da RMR – com padrão mundial – e que possam ser replicados em todo Estado.

Dra. Tereza Joacy

A Pajeuzeira de Tabira, servidora pública há 53 anos, o nome dela hoje é uma legenda nos meios jurídicos, criminais e do direito em Pernambuco: Dra. Tereza Joacy, decana na Defensoria Pública em Pernambuco, pioneira da Assistência Judiciária, figura assídua nos júris do Litoral ao Sertão em todo o Estado. Mais que o exercício de um cargo, o ofício da Defensoria exige abnegação ao Estado de Direito, espírito público e dedicação às causas dos mais desvalidos da sociedade.

Professora do Curso Primário, na Escola Padre Luís Flóridi, de Tabira, nomeada em 1966, assistente Judiciária a partir de 1982 no Governo Marco Maciel e atual defensora Pública na área criminal, a Dra. Tereza Joacy completa agora cinco décadas no serviço público, uma das mais longevas na Assistência Judiciária em todo o País. 

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.