Após congelamento de tarifa de ônibus, empresas dizem que equilíbrio do sistema deve ser tratado com ‘sensatez e seriedade’

Clipping

Um dia após o governador Paulo Câmara (PSB) anunciar que não vai haver aumento de tarifa de ônibus, os empresários reagiram. Nesta sexta (17), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) afirmou que “o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte deve ser tratado com a sensatez e seriedade que merecem os serviços essenciais à sociedade.”

Em entrevista no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, Câmara afirmou, na quinta (16), que havia decidido que seria “reajuste zero”. Ele também afirmou que está sendo elaborado um plano para o setor.

Por meio de nota, o sindicato afirmou, nesta sexta, que recebeu com “surpresa e indignação” a notícia de que o governo do estado decidiu “não promover a recomposição tarifária do serviço de transporte público por ônibus na Região Metropolitana do Recife, em 2020”.

Disse também que “o setor vê com preocupação o congelamento da tarifa”. O sindicato informou que “continuará na busca por alternativas que venham a garantir a continuidade da prestação do serviço”.

Além disso, a notado sindicato afirma que é necessário contar com uma política de custeio “adequada” para realizar os serviços. Para a entidade, “a tarifa não pode limitar a melhoria do sistema de transporte público”

A entidade também alerta que, no formato atual de financiamento do sistema, “desconsiderar os reais custos da operação implicará no sucateamento, ou até colapso, do serviço.”

A Urbana-PE relata, ainda, que os principais custos do setor “apresentaram, ao longo do último ano, incrementos significativos bem acima da inflação.” Além disso, ressalta o sindicato, a demanda de passageiros está em queda.

Sobre o plano de investimentos mencionado pelo governador, na entrevista concedida na quinta, a Urbana-PE afirmou que tem a expectativa de que sejam “implementadas medidas concretas para solucionar os problemas estruturais, incluindo a adoção de critérios objetivos e técnicos para revisão dos custos e do modelo de financiamento do sistema.”

Resposta

Também por meio de nota, o governo de Pernambuco afirmou, nesta sexta, que “não causou estranheza a nota divulgada pela Urbana-PE”. Segundo o estado, “o foco em aumento de tarifa e a ausência de priorização na melhoria do transporte vêm se repetindo há anos por parte do setor empresarial.

Para o governo, “não há qualquer dúvida de que o Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife precisa de um conjunto de medidas para atender com dignidade seus usuários”. Na nota, a administração estadual diz que “vai fazer a sua parte e vai cobrar dos empresários também”.

O governo informou, ainda, que a gestão estadual pretende mobilizar todos os recursos materiais, humanos e legais de suas secretarias e demais órgãos. “Esse é um compromisso do governo com os quase dois milhões de pessoas que utilizam diariamente o sistema”, diz a nota.

Por fim, o governo disse que vai trabalhar “na caminhada para um novo momento no transporte público em Pernambuco”.

E declarou: “Não aceitaremos ameaças nem intimidações de qualquer grupo ou seguimento, principalmente daqueles que recebem subsídios públicos sem contrapartidas na qualidade do serviço”.

fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.