Áreas com maior vulnerabilidade social em PE têm menos leitos de UTI na rede pública, diz Fundaj

Clipping

Pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) começaram, no fim do mês de março, a realizar um estudo para avaliar os impactos sociais e econômicos da pandemia do novo coronavírus. Na primeira semana de trabalho, o grupo elaborou um mapa georreferenciado, que traz informações sobre a evolução dos casos de Covid-19, a quantidade de leitos na rede de saúde e ventiladores, além do grau de vulnerabilidade social das cidades pernambucanas.

Entre os aspectos iniciais identificados na primeira semana da pesquisa está o fato de que regiões que apresentam uma alta vulnerabilidade social, ao mesmo tempo, contêm proporções elevadas de leitos na rede privada em relação à rede pública.

A região de saúde de Ouricuri, que fica no Sertão do estado e envolve 11 municípios, tem uma população estimada em 345.331 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foi apontada como alta vulnerabilidade social. Pelo levantamento, são dez leitos de UTI na rede privada e nenhum na pública, mas conta com 16 ventiladores no SUS.

Quatro critérios foram escolhidos para identificar as áreas de vulnerabilidade social: renda familiar, presença de crianças, escolaridade e precariedade no abastecimento de água e saneamento básico.

Já a região de saúde de Caruaru , que engloba 32 municípios e possui uma população estimada em 1.324.382 habitante, no Agreste do estado, apresenta baixa vulnerabilidade social pelo levantamento. A relação de leitos é mais favorável à disponibilidade pública (SUS), com 66 leitos de UTIs na rede pública e dois na privada.

A maior parte dos casos registrados em Pernambuco está na Região Metropolitana do Recife. Dos 352 casos confirmados até a terça (7), 221 eram moradores da capital pernambucana. Pelo mapeamento, 1.114 leitos de UTI ficam localizados na região de saúde do Recife, o que representa 85,36% do total do estado.

O mapeamento da pandemia da Covid-19 em Pernambuco pode ser consultado pela internet. A geotecnologia foi desenvolvida pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundaj e de responsabilidade do pesquisador Neison Freire. Nela, é levado em consideração os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, além dos já registrados pelo IBGE.

–:–/–:–

Fundaj começa pesquisa sobre impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus

Fundaj começa pesquisa sobre impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus

Ainda segundo o relatório, “a disponibilidade de leitos e ventiladores na rede pública ou privada é insuficiente para atender às demandas previstas da pandemia, uma vez que não foi dimensionada para tal finalidade”.

Coronavírus em Pernambuco

Na terça-feira (7), Pernambuco confirmou mais 129 casos da Covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. Com isso, passa a ter 352 pacientes oficialmente com a doença. Outros quatro óbitos também foram confirmados, aumentando para 34 o número de pessoas que faleceram com a enfermidade no estado.

Para aumentar o isolamento social, o governo estadual prorrogou o fechamento de praias e parques até segunda-feira (13) e ampliou a proibição, incluindo também os calçadões na orla.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Fonte: G1 PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.