‘Fiquei abismada em ter que colocar um valor na minha saúde’, diz jovem escalpelada em kart sobre pedidos feitos a rede de supermercados

Clipping

A jovem escalpelada em uma corrida de kart disse que foi orientada pela rede de supermercados onde funcionava a empresa em que ocorreu o acidente a fazer uma lista dizendo o que precisaria para retomar a vida. “Fiquei abismada em ter que colocar valor na minha saúde”, disse Debora Dantas, de 19 anos, nesta sexta-feira (17), em entrevista coletiva, no Recife (veja vídeo acima).

Antes da entrevista, nesta sexta-feira, o Grupo Big divulgou uma nota dizendo que a vítima do acidente pediu 10 milhões de dólares, financiamento do curso de medicina em Harvard e continuidade do tratamento nos Estados Unidos e uma casa no país norte-americano.

Em reunião com a imprensa em Boa Viagem, na Zona Sul, Débora disse que fez a lista após uma conversa informal com uma representante de Recursos Humanos da rede de supermercados, depois que a mulher solicitou.

“Foi como um amigo que te diz, numa mesa, ‘diz o que tu quer para retomar tua vida’. E eu, que não tinha advogado, nenhum acompanhamento, fiz uma lista. Ela disse para eu botar num papel e eu fiz”, declarou a jovem.

Débora disse, ainda, que o tratamento que fazia em Ribeirão Preto (SP), custeado pela empresa, foi interrompido. A rede de supermercados e a empresa Adrenalina Kart Racing foram multadas em R$ 5 milhões pelo Procon de Pernambuco.

“Eles me ofereceram o tratamento nos EUA no começo, mas eu não tinha passaporte. Por isso, preferi fazer em Ribeirão Preto, que seria o segundo melhor lugar para os procedimentos. Eu jamais brincaria com minha saúde e se perguntei sobre, foi porque me foi oferecido. Depois disso, a mulher com quem eu tratava sobre o tratamento disse que eu deveria falar com o jurídico”, declarou a jovem.

Conversa com o supermercado

De acordo com Débora, já que o caso não foi judicializado, o tratamento era viabilizado por meio do contato da jovem com a representante de recursos humanos do supermercado. Isso incluía o envio semanal de medicamentos que custam cerca de R$ 500 e, desde dezembro, deixaram de chegar.

Entretanto, depois de perguntada sobre a possibilidade de viabilizar o tratamento nos EUA e encaminhar Débora ao jurídico do supermercado, a mulher parou de responder às perguntas da jovem.

“Eu tinha uma cirurgia marcada para o dia 6 de janeiro e perguntei se eu perderia. Ela não me respondeu mais e me bloqueou do WhatsApp. Eles só vieram me contactar novamente depois da repercussão na imprensa, dias atrás”, afirmou a jovem.

O advogado de Débora, Eduardo Barbosa, informou que, diante disso, pretende judicializar o caso. “Provavelmente até a terça-feira (21) ela vai viajar para Ribeirão Preto. Mas vamos reunir os documentos, coisa que não se faz de um dia para o outro, para tentar a judicialização do caso. A vítima é Débora e não o supermercado”, declarou.

Estudos

O sonho de Débora Dantas é estudar medicina e, especialmente, realizar o curso em Harvard, nos Estados Unidos. Nesta sexta, o Ministério da Educação (MECdivulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incluindo candidatos que tiraram nota mil na redação. Para a jovem, o acidente atrapalhou os estudos.

“Se eu não tivesse sofrido o acidente, teria passado. Todas as minhas notas aumentaram e eu cheguei perto de 900 na redação. Não acredito nisso, perder mais um ano da minha vida por causa disso [o acidente]. O sonho de todo mundo é estudar na universidade federal, porque lá você tem inter-relações com todo mundo”, afirmou a jovem.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.