Gonzaga Patriota elogia sessão virtual, mas sente falta do contato pessoal

Clipping

Para Gonzaga Patriota, as sessões virtuais se justificam apenas pelo caráter emergencial da pandemia, e não deveriam continuar em uma situação regular

A nova rotina de sessões virtuais, imposta pela pandemia do coronavírus, tem dividido os deputados. Enquanto alguns se sentem confortáveis com as votações e sugerem até mesmo que sessões digitais continuem depois do fim da epidemia, outros lamentam a falta de contato pessoal com os colegas e com a participação da sociedade.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) aprova as sessões virtuais pela possibilidade de acompanhar e votar projetos. “Eu estou preso em Brasília há três semanas, trancado. A Câmara fez bem em ter essas sessões virtuais.”

No entanto, o parlamentar afirma que, depois de passada a pandemia, prefere a volta das sessões presenciais, para poder “olhar na cara” dos colegas. Ele também sente falta de ver seu voto registrado no painel eletrônico do Plenário Ulysses Guimarães. “Na sessão virtual, a gente vota e não vê o voto no painel”, lamenta.

O deputado Kim Kataquiri (DEM) nota uma dinâmica de trabalho com menos conflito e mais centralizada nos líderes. “As bancadas conversam com os líderes, e os líderes conversam entre si. A negociação da pauta é diferente porque gira em torno de temas mais consensuais. Não tem tantos atritos ou diferenças como tinha antes. Ao mesmo tempo, tem menos conversas com os colegas”, avalia.

Entusiasta das votações digitais, Kim Kataguiri propõe adotar o sistema fora de tempos de pandemia para matérias menos polêmicas. “Eu acho que é um avanço. A gente teria um número maior de projetos aprovados e deliberações”, comenta.

Sem suporte
O deputado Mauro Lopes (MDB), de 83 anos, diz que não precisou de suporte técnico para instalar em seu celular o aplicativo Infoleg, desenvolvido pela Câmara para marcar presença e votar nas sessões virtuais. “Eu estou totalmente isolado, dada minha idade, mas estou atento aos trabalhos. Não estou perdendo nenhuma votação. Estou tranquilo”, elogia.

Apesar de considerar a presença dos deputados em Brasília muito importante, por causa do contato com os ministérios e os colegas, Mauro Lopes apoia a ideia de continuar com as sessões virtuais quando a situação se regularizar. “Pode ter uma sessão virtual na segunda e na quinta-feira”, sugere.

Com informações da  Agência Câmara de Notícias

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.