Número de casos confirmados do coronavírus em Noronha dobra e chega a 14

Clipping

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Fernando de Noronha dobrou, passando de sete para 14. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta terça-feira (7). Também nessa data, sete pessoas foram detidas pela polícia: cinco homens que surfavam irregularmente e dois homens que desrespeitaram o decreto de isolamento social.

Os novos casos da doença Covid-19 na ilha são seis homens, com idades entre 25 e 59 anos, e uma mulher de 38 anos. Onze casos em Noronha foram descartados para coronavírus, e 51 estão em investigação. Segundo o boletim da Administração da Ilha, os 14 pacientes com coronavírus encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar.

A Administração do Distrito está atuando para restringir a circulação de pessoas em Noronha. Nesta terça (7), o acesso às praias da Área de Proteção Ambiental (APA) foi fechado. Entre elas, estão Cacimba do Padre, Americano e Conceição.

Acesso às praias de Noronha está fechado  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Acesso às praias de Noronha está fechado  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Acesso às praias de Noronha está fechado — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O acesso as praias do Parque Nacional Marinho já estava proibido desde o dia 17 de março. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fizeram rondas e cinco pessoas foram detidas por estarem surfando na Praia do Boldró, que faz parte da APA.

“Os rapazes foram levados para delegacia pela PM, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por descumprimento do decreto estadual, que proíbe atividades nas praias de Pernambuco”, afirmou o comandante da PM, major José Raimundo Sousa Júnior.

No final da tarde desta terça-feira (7), dois homens foram detidos porque quebraram a quarentena. Eles são casos suspeitos do novo coronavírus e deveriam seguir em isolamento domiciliar.

O decreto estadual liberou oficialmente a pesca amadora ou profissional, e pescadores estavam realizando a atividade, como forma de ajudar os moradores carentes. Os peixes são entregues à Superintendência de Desenvolvimento Social, que repassa o pescado para a população necessitada.

Visitante irregular

A Administração de Fernando de Noronha notificou uma mulher, na segunda-feira (6), para que providencie seu retorno imediato ao continente. Ela não tem vínculo empregatício regular na ilha e permanece em Noronha como visitante irregular.

A nota divulgada pelo governo local informou que o decreto 48.809/2020, do governo estadual, determina que todos os turistas e demais visitantes deveriam ter deixado a ilha até 20 de março.

“A mulher possuía passagem de retorno prevista para dia 28 de março, mas não embarcou, sendo necessário portanto que deixe Fernando de Noronha, sob pena de responsabilização administrativa, civil e penal”, disse na nota.

O aeroporto de Fernando de Noronha está fechado para entrada de turistas desde o dia 21 de março, e o acesso de moradores foi fechado desde domingo (5). O próximo voo para saída de pessoas da ilha está previsto para o sábado (11).

Fonte: G1


Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.