Número de casos confirmados do coronavírus em Noronha dobra e chega a 14
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O número de casos confirmados do novo coronavírus em Fernando de Noronha dobrou, passando de sete para 14. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta terça-feira (7). Também nessa data, sete pessoas foram detidas pela polícia: cinco homens que surfavam irregularmente e dois homens que desrespeitaram o decreto de isolamento social.
- Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- Coronavírus: confira perguntas e respostas
- Saiba como estão os serviços no estado
Os novos casos da doença Covid-19 na ilha são seis homens, com idades entre 25 e 59 anos, e uma mulher de 38 anos. Onze casos em Noronha foram descartados para coronavírus, e 51 estão em investigação. Segundo o boletim da Administração da Ilha, os 14 pacientes com coronavírus encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar.
A Administração do Distrito está atuando para restringir a circulação de pessoas em Noronha. Nesta terça (7), o acesso às praias da Área de Proteção Ambiental (APA) foi fechado. Entre elas, estão Cacimba do Padre, Americano e Conceição.
Acesso às praias de Noronha está fechado — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
O acesso as praias do Parque Nacional Marinho já estava proibido desde o dia 17 de março. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fizeram rondas e cinco pessoas foram detidas por estarem surfando na Praia do Boldró, que faz parte da APA.
“Os rapazes foram levados para delegacia pela PM, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por descumprimento do decreto estadual, que proíbe atividades nas praias de Pernambuco”, afirmou o comandante da PM, major José Raimundo Sousa Júnior.
No final da tarde desta terça-feira (7), dois homens foram detidos porque quebraram a quarentena. Eles são casos suspeitos do novo coronavírus e deveriam seguir em isolamento domiciliar.
O decreto estadual liberou oficialmente a pesca amadora ou profissional, e pescadores estavam realizando a atividade, como forma de ajudar os moradores carentes. Os peixes são entregues à Superintendência de Desenvolvimento Social, que repassa o pescado para a população necessitada.
Visitante irregular
A Administração de Fernando de Noronha notificou uma mulher, na segunda-feira (6), para que providencie seu retorno imediato ao continente. Ela não tem vínculo empregatício regular na ilha e permanece em Noronha como visitante irregular.
A nota divulgada pelo governo local informou que o decreto 48.809/2020, do governo estadual, determina que todos os turistas e demais visitantes deveriam ter deixado a ilha até 20 de março.
“A mulher possuía passagem de retorno prevista para dia 28 de março, mas não embarcou, sendo necessário portanto que deixe Fernando de Noronha, sob pena de responsabilização administrativa, civil e penal”, disse na nota.
O aeroporto de Fernando de Noronha está fechado para entrada de turistas desde o dia 21 de março, e o acesso de moradores foi fechado desde domingo (5). O próximo voo para saída de pessoas da ilha está previsto para o sábado (11).
Fonte: G1