Polícia Civil investiga crise da água no RJ; funcionários da Cedae começam a ser ouvidos nesta quinta

Clipping

A Polícia Civil do RJ abriu um inquérito para investigar como e por que a água da Cedae chegou às casas do Grande Rio com gosto e cheiro de terra.

A investigação está a cargo da Delegacia de Defesa Serviços Delegados, que esteve no fim da manhã desta quinta (16) nas instalações do complexo que limpa a água do Guandu.

O objetivo da delegacia é entender se houve sabotagem ou se a turbidez da água ocorreu por causas naturais, a despeito do que declarou nesta quarta (15) o presidente da Cedae, Hélio Cabral.

“A investigação precisa apurar se, de fato, houve [sabotagem] ou não. Estamos considerando sim o posicionamento do presidente da Cedae, mas nós precisamos saber em que pé as coisas estão para levar tranquilidade à população fluminense”, disse o delegado Júlio Filho.

“Nós vamos convocar as pessoas que trabalham no campo, que operam o equipamento, que operam os registros, para sabermos para que direção vamos apontar a nossa investigação”, emendou.

Cheiro de terra

Há 15 dias, moradores de diferentes partes da Região Metropolitana do Rio relatam que a água encanada da Cedae chega com cheiro e gosto de terra, quando não turva.

Nesta quarta-feira (15), o presidente da companhia, Hélio Cabral, pediu desculpas à população pelo que chamou de “transtornos”.

“No Guandu, na semana que vem, com certeza a gente tem água saindo sem geosmina”, destacou.

A limpeza extra será feita por carvão ativado. O material, em forma de partículas, funciona como um ímã que atrai as moléculas da geosmina.

No entanto, os reservatórios residenciais de mais seis mil litros podem ficar por “bastante tempo” com geosmina.

“Na hora que a água sai do Guandu, em menos de 24 horas os reservatórios vão ter sua água trocada. Se a água está suja, num reservatório de seis mil litros, vai ficar por bastante tempo”, explicou.

Como o Guandu funciona

O tratamento é feito em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

  1. Em canais, a velocidade do Rio Guandu é reduzida, o que faz com que detritos maiores, como areia, se depositem no fundo. É a desarenação.
  2. Com a água pré-filtrada, aplicam-se produtos químicos para unir as partículas mais finas. É a vez do sulfato de alumínio e do cloreto férrico.
  3. Uma etapa será adicionada ao processo: o carvão ativado. O material é jogado pulverizado na mistura e, como um ímã, “suga” moléculas da geosina.
  4. Nova filtração é feita, agora com areia ou carvão antracitoso.
  5. A água, na sequência, passa pela desinfecção com cloro e recebe uma primeira carga de flúor —na prevenção da cárie dentária.
  6. O pH da água é corrigido com cal hidratada ou cal virgem, para evitar a corrosão das tubulações.
  7. O produto, quase pronto para consumo, é bombeada para um reservatório público. Recebe uma segunda carga de flúor antes de chegar às torneiras.

A Cedae disse que a operação vai custar até R$ 2 milhões, mas que não haverá aumento de preço para os consumidores.

Fonte: Portal G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.