Protestos no Chile derrubam apoio a Piñera; cai a mínimo desde volta da democracia

Clipping

Os protestos que atingiram o Chile nos últimos meses derrubaram a 6% a aprovação ao governo do presidente Sebastián Piñera, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16).

A pesquisa do Centro de Estudos Públicos (CEP) mostrou que o apoio ao presidente conservador caiu 19 pontos ante levantamentos anteriores, enquanto a rejeição subiu 32 pontos percentuais e chegou a 82%.

“Esta é a pior avaliação que teve um presidente desde o retorno à democracia”, disse Ricardo González, coordenador de Opinião Pública do CEP.

O resultado relativo ao presidente se soma ao acentuado declínio generalizado na confiança nas instituições, com quedas superiores a 10 pontos entre serviços de segurança e militares.

Protestos acentuaram queda

Manifestante foge de forças de segurança durante protesto em Santiago, no Chile, em 20 de dezembro — Foto: Reuters/Ricardo Moraes

Manifestante foge de forças de segurança durante protesto em Santiago, no Chile, em 20 de dezembro — Foto: Reuters/Ricardo Moraes

O Chile submergiu em intensos protestos desde meados de outubro, motivados por uma alta no preço dos transportes, mas que se estenderam a outras demandas.

Entre os entrevistados, 81% consideram que o governo agiu mal ou muito mal durante a crise social.

Policiais cometeram crimes na repressão a protestos no Chile, diz Human Rights Watch

Policiais cometeram crimes na repressão a protestos no Chile, diz Human Rights Watch

A pesquisa revelou que os itens mais solicitados foram aposentadorias, saúde e educação. Mais da metade dos entrevistados mostrou apoio às manifestações, e 64% consideraram que a polícia violou os direitos humanos. 

A pesquisa mostrou ainda que 47% consideram que a democracia no país funciona mal ou muito mal, enquanto 44% acreditam que funciona regular.

A pesquisa contou com 1.496 entrevistas em todo o país entre 28 de novembro e 6 de janeiro, com margem de erro de mais ou menos 3 pontos.

Na noite de quarta-feira, Piñera anunciou mudanças no sistema de aposentadoria, com aumento gradual na contribuição previdenciária por trabalhador. Com isso, o presidente quer que as empresas paguem mais para a aposentadoria dos funcionários — em uma medida para tentar estancar a queda na popularidade.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.