Sisu 2020 oferece 15.731 vagas em seis instituições de ensino de Pernambuco

Clipping

Seis instituições de ensino de Pernambuco oferecem, em 2020, 15.731 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem concorrer a essas oportunidades os alunos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019, e não tiraram nota zero na prova de redação.

As inscrições começam na terça-feira (21) e vão até a sexta-feira (24). São oferecidas, ao todo, 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. As instituições pernambucanas representam 6,63% do total. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.935.237 pessoas fizeram o Enem 2019.

As vagas são para as Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE), Federal do Vale de São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Institituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão).

UFPE

A UFPE oferece, por meio do Sisu, 6.982 vagas em cursos de graduação, sendo 3.485 de ampla concorrência e 3.497 para candidatos aptos a concorrer por meio da Lei das Cotas. Um total de 104 cursos são oferecidos nos campi Recife; Caruaru, no Agreste e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do estado.

O edital da seleção está disponível na internet. No mesmo endereço, é possível acessar orientações necessárias para a matrícula, bem como as datas para a confirmação do ingresso na universidade.

Os cursos presenciais de dança (licenciatura), música/canto (bacharelado), música/instrumento (bacharelado), música (licenciatura) e letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) (licenciatura) têm processo seletivo próprio.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem 4.340 vagas — Foto: Reprodução/TV Globo

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem 4.340 vagas — Foto: Reprodução/TV Globo

UFRPE

A UFRPE oferece 4.340 vagas na modalidade presencial, em cursos de graduação. São 2.120 no Recife, 600 no Cabo de Santo Agostinho, 560 em Garanhuns/Ufape, 720 em Serra Talhada e 320 em Belo Jardim. As informações sobre matrícula dos aprovados devem ser divulgadas na última semana de janeiro.

Neste ano, há quatro novos cursos em Belo Jardim, sendo 40 vagas por entrada, totalizando 80 por curso. Os novos cursos são de engenharia da computação, engenharia química, engenharia de controle e automação e engenharia hídrica. Além disso, o curso de licenciatura em pedagogia do campus Recife teve acréscimo de 40 vagas (20 em cada entrada).

A UFRPE possui atualmente 63 cursos de graduação, sendo 54 presenciais e outros nove a distância. No Sisu 2020, apenas o curso presencial de bacharelado em agroecologia não será ofertado, porque a graduação possui uma seleção específica própria. A lista de cursos está na internet.

UPE

Na UPE, há 1.730 vagas para 54 cursos de graduação, o que corresponde a 50% das oportunidades oferecidas pela instituição, já que a universidade também tem outras formas de ingresso. Do total, 20% são reservados para o sistema de cotas. Todas as informações estão no site do Processo de Ingresso.

Os cursos estão distribuídos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

IFPE oferece 390 vagas em dez campi — Foto: Augusto César/TV Globo

IFPE oferece 390 vagas em dez campi — Foto: Augusto César/TV Globo

IFPE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferece 390 vagas, distribuídas em dez cursos, nos campi Recife e Pesqueira, no Agreste. O edital de matrícula, contendo as datas, está na internet.

No Recife, as oportunidades são nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34 Vagas), Design Gráfico (40 Vagas), Engenharia Civil (40 vagas), Gestão Ambiental (40 vagas), Radiologia (36 vagas), Gestão De Turismo (matutino, 40 vagas, e noturno, 40 vagas). Em Pesqueira, as opções são os cursos de Enfermagem (40 vagas), Engenharia Elétrica (40 vagas) e Física (40 vagas).

No IFPE, 60% das vagas por curso/turno são para estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas da rede pública. Também há subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; para negros, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.

Univasf tem campi em Pernambuco, Bahia e Piauí — Foto: Emerson Rocha/GloboEsporte.com

Univasf tem campi em Pernambuco, Bahia e Piauí — Foto: Emerson Rocha/GloboEsporte.com

Univasf

Na Univasf, são 1.610 vagas para 30 cursos de graduação em sete campi no Vale do São Francisco, em Pernambuco, Bahia e Piauí. Metade das oportunidades são para a Lei das Cotas. Tanto os prazos de matrículas quanto os cursos e as vagas disponibilizadas estão no site da instituição.

IF Sertão

No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), há 679 vagas nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. O cronograma de matrículas, bem como o edital e outras orientações, foram divulgados na internet.

No campus Petrolina, há 60 vagas para os cursos de licenciatura em física, computação e química e 64 para o curso de tecnologia em alimentos. O campus Petrolina Zona Rural oferece 60 vagas em agronomia e 25 para viticultura e enologia. Para o campus Floresta, são 25 vagas em gestão de tecnologia da informação.

Em Salgueiro, há 60 vagas em licenciatura em física, sistemas para internet e tecnologia em alimentos. Em Santa Maria da Boa Vista, são 40 vagas na licenciatura em matemática e, em Serra Talhada são 70 vagas para licenciatura em física e 35 para engenharia civil.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.