Universidade dos EUA estuda impactos de mudanças climáticas em tartarugas de Noronha

Clipping

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, está monitorando as tartarugas machos, em Fernando de Noronha. O objetivo é saber o impacto das mudanças climáticas globais no sexo da espécie Chelonia mydas, ou tartaruga verde, a única que se reproduz no arquipélago. Os estudos indicam que, quanto mais quente a temperatura da areia, mais fêmeas nascem.

O estudo, financiado pela National Science Foundation (NSF), é desenvolvido em parceria com a Fundação Pró-Tartarugas Marinhas (Tamar). O biólogo brasileiro Armando Barsante, que por 18 anos trabalhou no Tamar, é estudante de doutorado da universidade americana e está na ilha fazendo a coleta de dados.

“Pouco se sabe sobre o comportamento das tartarugas macho no mundo. Essa é uma pesquisa inédita. Vamos investigar a paternidade das tartarugas e quantos machos contribuem em um mesmo ninho, entre outras informações”, disse Barsante.

Os pesquisadores fazem o monitoramento das tartarugas — Foto: Paulo Lara/Projeto Tamar

Os pesquisadores fazem o monitoramento das tartarugas — Foto: Paulo Lara/Projeto Tamar

O biólogo revelou que as fêmeas saem da água para desovar e, por isso, são mais acessíveis. Os machos quase não deixam o mar, dificultando o estudo sobre o comportamento. Em alguns lugares do mundo, a proporção é de quatro fêmeas para cada macho.

“Em 28 graus [de temperatura], metade da ninhada seria macho e a outra metade, fêmea. À medida que esquenta a temperatura, gradativamente, mais fêmeas serão produzidas. Caso se chegue a 32 graus, só nascerão fêmeas”, observou o pesquisador

No dia 23 de dezembro do ano passado, o biólogo colocou um transmissor que emite sinais via satélite em um macho, que passou a ser monitorado. O animal ganhou o nome de Júlio Grande (morador histórico da ilha) e ficou em Noronha até o dia 8 de janeiro. A partir dessa data, teve início a migração.

A tartaruga já percorreu mais de mil quilômetros, passou pelo Rio Grande do Norte e chegou ao litoral do Ceará. A rota foi catalogada pelos pesquisadores. O estudo prevê colocar mais oito transmissores em tartarugas macho em 2020 e mais oito em 2021, totalizando 17 transmissores.

Além de acompanhar o comportamento dos machos, o estudo vai avaliar as fêmeas e os ninhos em Fernando de Noronha. “Como a tartaruga faz várias desovas, pode ser que uma ninhada tenha mais fêmeas e outra tenha mais machos. Concentramos o estudo na Praia do Leão, onde há maior quantidade de ninhos”, contou Armando.

O estudioso também colocou dispositivos nos ninhos, que medem a temperatura da areia por hora. “Ainda não tivemos nascimentos no primeiro ninho onde colocamos o equipamento. A previsão é 4 de fevereiro. A desova completa 45 dias em 2 de fevereiro. Vamos resgatar o dispositivo e identificar a temperatura, acreditamos que será mais de 28 graus”, informou.

O biólogo também está recolhendo amostras de tecido das fêmeas. Em cada ninho, serão recolhidas 32 amostras de filhotes para estudo do DNA. Será possível identificar mãe e pai das tartaruguinhas.

“Com o estudo genético, nós temos 99% de chance de saber qual indivíduo é o pai. Vamos identificar se existem ninhos de fêmeas diferentes com o mesmo macho como pai dos filhotes”, explicou.

Dois machos disputam uma fêmea em Fernando de Noronha  — Foto: Cleverson Souza/Tapyoca (Divulgação)

Dois machos disputam uma fêmea em Fernando de Noronha — Foto: Cleverson Souza/Tapyoca (Divulgação)

O estudo começou em dezembro de 2019 e a coleta de dados será realizada por três anos. A pesquisa deve ser concluída em cinco anos, com as informações dos transmissores via satélite.

No dia 2 de fevereiro, uma pesquisadora norte-americana chega a Fernando de Noronha para participar da coleta de campo.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.